Tecnologia

Descobre falha em ATM e levanta quase um milhão. No final foi perdoado

atm-china-696x464

Levantamento do dinheiro foi feito em diferentes momentos entre final de 2016 e início de 2018. Caso está agora a ser avaliado pela justiça.

O enredo parece digno de um filme de Hollywood: um programador descobriu uma forma de levantar dinheiro das caixas ATM do banco no qual trabalhava e sem deixar rasto. Imagine uma caixa Multibanco a ‘cuspir’ dinheiro de forma gratuita. O programador fez um total de 1.358 levantamentos nos quais conseguiu 7 milhões de yuans, o equivalente a 910 mil euros.

Qin Qisheng, um homem chinês de 43 anos, descobriu que os levantamentos feitos por volta da meia noite não eram devidamente registados pelo sistema, ou seja, o valor não era retirado da conta dos utilizadores.

Em condições normais, a situação acabaria por gerar um alerta, mas foi aí que entrou a perícia de Qin Qisheng: criou um script que anulava os alertas emitidos pelo registo digital, revela a publicação South China Morning Post.

Veja também | Este jogador ganhou 10 milhões com o Fortnite

O chinês explorou a falha nos ATM do Huaxia Bank entre novembro de 2016 e janeiro de 2018. Como se a história não fosse já mirabolante o suficiente, o próprio banco decidiu não apresentar queixa contra o funcionário, que alegadamente disse estar a testar os mecanismos de defesa da empresa.

Apesar do perdão ‘patronal’, a justiça chinesa não viu a situação da mesma forma: Qin Qisheng enfrenta agora uma pena que pode ir até dez anos e meio de prisão. O chinês é acusado de ter movido o dinheiro para uma conta privada – e não uma conta de testes do banco – e de ter feito alguns investimentos em bolsa com o valor extraído das caixas ATM.

Veja mais sobre tecnologia em insider.dn.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A Loja das Conservas tem um restaurante para promover o consumo deste produto. Fotografia: Leonardo Negrão/Global Imagens

Turistas fazem disparar vendas de conservas portuguesas

Miguel Gil Mata,  presidente executivo, da Sonae Capital, nos estúdios da TSF.
Foto: Reinaldo Rodrigues/Global Imagens

Sonae reduz portefólio Imobiliário e investe em Energia

Fotografia: DR

Elliott quer EDP nas renováveis. Mas tem forçado vendas nos EUA

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Descobre falha em ATM e levanta quase um milhão. No final foi perdoado