Bebidas espirituosas

Diageo anuncia novo whiskey e investimento de 25 milhões de euros

Fotografia: DR
Fotografia: DR

O novo produto nasce de um investimento de 25 milhões de euros numa destilaria em St. Jame’s Gate, uma zona histórica de Dublin.

A distribuidora de bebidas espirituosas Diageo vai lançar um novo whiskey irlandês premium, o Roe & Co. O novo produto nasce de um investimento de 25 milhões de euros numa destilaria em St. Jame’s Gate, uma zona histórica de Dublin, conhecida como “o triângulo de ouro das destilarias”, explica a Diageo.

O whiskey irlandês é a bebida espirituosa que mais tem crescido a nível mundial, com as vendas globais a disparar mais de 300% e com valores de exportação superiores a 400 milhões de euros nos últimos 10 anos. Os dados são do relatório de dezembro da Irish Whiskey Association.

O Roe & Co é feito a partir de uma mistura de whiskeys irlandeses de malte e de grão, envelhecido em barris de bourbon. A nova bebida destilada recebeu o nome em honra de George Roe, o destilador que ajudou a popularizar os whiskeys irlandeses no século XIX. A sua destilaria, George Roe and Co, chegou a ser a maior exportadora de whiskey da Irlanda. A nova destilaria da Diageo ocupa a antiga Guinness Power House, da fabricante de cerveja.

Para criar o novo Roe & Co – que inicialmente estará disponível apenas na Europa, a partir de março –, a master blender da Diageo, Caroline Martin, experimentou mais de 100 protótipos de misturas, num processo que começou em dezembro de 2014.

Michael Creed, ministro irlandês da Agricultura, da Alimentação e da Marinha, esteve no lançamento da nova bebida e falou sobre as expectativas de crescimento decorrentes do investimento de 25 milhões de euros da Diageo, que “vai apoiar a economia local, criar postos de trabalho e aumentar a oferta turística da cidade”. Colin O’Brien, diretor de operações da Diageo, lembrou ainda que a nova destilaria vai proporcionar vários novos postos de trabalho nos próximos anos, “quer na fase de construção, quer na fase operacional”.

A Diageo detém várias marcas comercializadas em Portugal, entre as quais os whiskeys Johnnie Walker e J&B, o licor de whiskey Baileys, a vodca Smirnoff e o gin Tanqueray, entre outras.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fernão de Magalhães

Quem pagou a expedição planetária de Magalhães? Um investidor vindo de Portugal

Fernão de Magalhães

Quem pagou a expedição planetária de Magalhães? Um investidor vindo de Portugal

Maria João Gala / Global Imagens

Centeno aponta margem de 200 milhões para aumentos na Função Pública

Outros conteúdos GMG
Diageo anuncia novo whiskey e investimento de 25 milhões de euros