Tecnologia

Grave falha no WhatsApp obriga a atualizar a app

whatsapp

Um aparentemente inofensivo GIF consegue executar software malicioso, deixando dados dos utilizadores expostos. É aconselhada a atualização imediata.

O alerta foi lançado pelo Instituto Nacional de Cibersegurança (INCIBE), em Espanha. De acordo com o jornal espanhol El Confidencial, há uma vulnerabilidade na versão 2.19.244 (lançada no início de setembro) do WhatsApp para os dispositivos Android.

O INCIBE alerta que a vulnerabilidade era explorada através de ficheiros com a extensão .gif. Basicamente, o WhatsApp associa a esta extensão a reprodução imediata dos conteúdos. Na realidade, este ficheiro modificado continha software que, com a reprodução imediata, instala-se logo no smartphone. A entidade espanhola alerta que isto daria um acesso facilitado aos dados guardados no telefone e, em alguns casos, até gravar vídeo e áudio.

Entretanto, já foi lançada uma nova versão do WhatsApp para Android, a versão 2.19.283. Para atualizar a aplicação de mensagens, basta ir até à Play Store, escolher a opção “as minhas aplicações” e atualizar.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Poupança das famílias subiu no 2º trimestre

Deco pede medidas urgentes para travar crédito ao consumo

Elisa Ferreira, António Costa. Fotografia: Álvaro Isidoro/Global Imagens

Elisa Ferreira. Minas de lítio têm de “compensar impacto ambiental”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira (E), e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D). Fotografia: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Governo deixa cair referencial geral para aumento de salários

Grave falha no WhatsApp obriga a atualizar a app