Dinheiro Vivo TV

Embarcámos numa experiência que nos levou ao canhão da Nazaré

A carregar player...

Se está a pensar nas ondas gigantes que batem recordes de surf, sim é isso mesmo. Neste dia de sol de fevereiro, as ondas mediam "apenas" 10 metros.

O convite chegou à redação e nós aceitámos o desafio. Em pouco tempo estávamos a caminho da Nazaré para uma experiência aquática no canhão da Nazaré. Se está a pensar nas ondas gigantes que batem recordes de surf, sim é isso mesmo.

Guiados pelos surfistas das ondas gigantes Hugo Vau e Alex Botelho, subimos para as motas de água e aproximámo-nos o mais possível das famosas ondas, que neste dia de sol de fevereiro mediam “apenas” entre 10 e 12 metros. Ali já se surfaram ondas com mais de 30 metros. Os valores ainda não foram apurados, mas Hugo Vau pode estar prestes a “destronar” o atual recordista Rodrigo Koxa. O surfista brasileiro surfou uma onda de 24,38 metros, tirando o título a Garret McNamara.

O canhão da Nazaré é um desfiladeiro submarino com mais de 200 quilómetros de extensão e cinco mil metros de profundidade. Esta geomorfologia aliada a uma série de condições atmosféricas é a razão pela qual a Praia do Norte na Nazaré é conhecida pelas suas ondas gigantes.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Carlos Costa, Governador do Banco de Portugal

BES: Processos contra Banco de Portugal caem para metade

O primeiro-ministro, António Costa, gesticula durante o debate quinzenal na Assembleia da República, em Lisboa, 19 de março de 2019. ANTÓNIO COTRIM/LUSA

António Costa: “Portugal vai continuar a crescer acima da média europeia”

Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/ LUSA

Rendas na energia: João Matos Fernandes encontrou “ambiente crispado”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Embarcámos numa experiência que nos levou ao canhão da Nazaré