estudo

Este é o melhor distrito para se viver em Portugal

Fotografia: D.R.
Fotografia: D.R.

Segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes foram alguns dos fatores que pesaram na decisão.

Viana do Castelo foi eleita o melhor distrito do país para se viver pelos portugueses, segundo um estudo do portal imobiliário Imovirtual.

Em comunicado, o Imovirtual revela que Viana do Castelo obteve uma avaliação global de 4,02, numa escala de um a cinco. O distrito obteve 4,19 pontos em “Qualidade do ar”, 4,03 em “Acessos” e 3,96 em “Silêncio”.

Entre os cinco melhores, encontram-se ainda Vila Real (4,01), Viseu (3,94), Leiria (3,89) e Braga (3,87). No fim da tabela encontram-se Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63).

Leia também: Esta é a melhor freguesia do Grande Porto para se viver

No geral, a região do Norte foi a melhor classificada e a do Alentejo a pior. A nível de “Segurança”, os distritos que obtiveram pior nota foram Lisboa, Porto e Setúbal, ao contrário de Viseu, Vila Real e Castelo Branco, com as melhores classificações.

O estudo revela ainda que, há uma maior satisfação com a segurança e a qualidade do ar e um maior descontentamento com os transportes públicos e espaços de saúde.19

Este inquérito online foi realizado, entre abril e setembro de 2018, junto de 14.998 pessoas residentes em Portugal. Foram considerados 12 fatores: segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida em geral, acessos e estacionamento.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Dos blueprints  dos primeiros automóveis, ao topo dos carros elétricos atuais, de elon Musk, em homenagem, a Nikolas Tesla.
Ilustração: VITOR HIGGS

Automóvel. Em 20 anos do euro mudou tudo, menos a carga fiscal e o líder

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços.
(Jorge Amaral/Global Imagens)

Vieira Lopes: “Metas do governo são realistas mas é preciso investimento”

A EDP, liderada por António Mexia, vai pagar o maior cheque de dividendos da bolsa nacional.

PSI20. Menos lucros mas o mesmo prémio aos acionistas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Este é o melhor distrito para se viver em Portugal