euromilhões

Euromilhões: E se for a sua vez de ser um ‘excêntrico’, o que deve fazer?

Fotografia: REUTERS/Bobby Yip/Files
Fotografia: REUTERS/Bobby Yip/Files

Esta sexta-feira há novo 'jackpot' no Euromilhões. À espera do novo excêntrico estão 107 milhões de euros.

O número de apostas semanais revela bem como o sonho de entrar no clube de premiados do Euromilhões passa pela cabeça de muitos portugueses. 64 já o conseguiram realizar e entrar para o clube de euromilionários. Caso lhe saiam a si os 107 milhões de euros que estão em jogo esta sexta-feira fique a par de algumas questões práticas sobre este sorteio.

O que fazer com o talão premiado
Confirmada a chave vencedora, a atenção deve virar-se para o talão premiado que tem em sua posse porque este constitui o único comprovativo válido para reclamar o prémio. A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa aconselha ainda a que se mantenha o talão o mais intacto possível, de modo a garantir uma correta leitura do mesmo.

Quem tem conta online deve preencher o formulário que surge automaticamente na área “Receber os Meus Prémios” do Portal Jogos Santa Casa.

Como reclamar o prémio
Todos os prémios de valor superior a cinco mil euros devem ser reclamados presencialmente no Departamento de Jogos da SCML, o que significa uma deslocação à sede da SCML em Lisboa, ou à Delegação do Porto.

Prazo para reclamar o prémio
Os prémios têm de ser reclamados até noventa dias após a data do concurso ou do sorteio (como é o caso do Euromilhões) a que respeitem. O prémio fica disponível a partir do 13º dia após o sorteio.

Telefonar antes de ir
O Departamento de Jogos da SCML tem um conjunto de conselhos aos premiados que estes devem seguir quando ganham um prémio de valor superior a 5 mil euros. Uma das primeiras coisas que deve fazer é entrar em contacto com a Linha Direta Jogos (808 20 33 77) onde pode tirar todas as dúvidas e ficar a par de uma série de informações úteis e indispensáveis para receber o prémio.

Tal como já referido, deve ainda ter todo o cuidado com o título da aposta vencedora, pois a apresentação deste talão é obrigatória para reclamar o prémio. Obviamente que também não vale a pena sair de casa sem o Bilhete de Identidade ou o Cartão do Cidadão, porque este vai ser necessário.

Prémios de (pelo menos) 1 milhão
Quando o prémio supera um milhão de euros, o vencedor é canalizado para o Grupo de Apoio ao Alto Premiado (GAAP), que dá um atendimento personalizado de acordo com as necessidades manifestadas pelo novo ‘excêntrico’. Este apoio à prestado pelo tempo que o vencedor entender necessário.

O GAAP foi criado em 2005 pelo Departamento de Jogos da SCML que entendeu que o elevado montante dos prémios do Euromilhões podem causar pressões psicológicas aos premiados e riscos relacionados com a gestão de capitais elevados.

Prémio: liquido ou nem por isso?
Os prémios de jogo estão sujeitos ao pagamento de uma taxa de 20% em Imposto de Selo quando o seu valor é superior a 5 mil euros. Na prática, isto significa que nos 107 milhões de euros que hoje estão em jogo, o vencedor receberá 85,6 milhões de euros.

Modo de pagamento do prémio
O pagamento do prémio é feito através de transferência bancária.

Curiosidades
O Euromilhões começou a andar à roda em Portugal em outubro de 2004. Desde então já ajudou a criar 64 excêntricos. O membro mais recente deste clube chegou em março, com um prémio de 80 milhões de euros. O maior prémio de sempre atribuído em Portugal continua a ser o de um apostador de Castelo Branco que a 24 de outubro de 2014 ganhou 190 milhões de euros.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O Facebook quer proteger melhor os dados dos utilizadores

Proteção de dados: Sete medidas que as empresas devem adotar

Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: MÁRIO CRUZ/LUSA

Défice sobe, mas receita da TSU tem melhor início de ano desde 2008

Função pública perdeu 70 mil trabalhadores desde 2011

Sindicatos sobem fasquia e pedem aumentos acima da inflação para 2018

Outros conteúdos GMG
Conteúdo Patrocinado
Euromilhões: E se for a sua vez de ser um ‘excêntrico’, o que deve fazer?