Economia

Férias noutro país? Saiba onde poderá ter maior poder de compra

dominican-republic-321214_1920

Se passa férias fora do país e costuma estar atento às taxas de câmbio, saiba quais os países onde o euro mais valorizou no último ano.

Se já está a planear as férias para fora do país, pode ser importante avaliar se poderá beneficiar da taxa de câmbio do euro. Os países de língua oficial portuguesa são sempre alguns dos destinos que mais atraem os portugueses ao longo do ano. Mas se neste verão, Angola e Moçambique beneficiam no câmbio do euro face ao ano passado, no Brasil esse não é o caso.

Se costuma estar atento às taxas de câmbio, saiba que este ano há países onde poderá garantir um maior poder de compra.

Argentina, Angola, Moçambique e Reino Unido estão entre os que mais beneficiaram face ao câmbio com o euro no último ano. A observação da Ebury, fintech especializada em pagamentos internacionais e câmbio de divisas, revela quais os países onde o euro mais valorizou entre julho de 2018 e 2019.

Argentina

O país sul-americano foi um dos que mais valorizou com o câmbio do euro. A valorização do euro face ao peso argentino é de 47,48% (32,31839 em julho de 2018 para 47,66446 em julho deste ano).

Angola

No país africano, o euro valia 298,14 kwanzas em julho de 2018 e, um ano depois, vale 388,88.

Leia ainda: Conheça as 10 moedas menos valiosas do mundo. Uma ‘fala’ português

Turquia

Mas se quiser, por exemplo, conhecer a famosa divisão geográfica entre a Europa e a Ásia, em Istambul, saiba que a nossa moeda valorizou 11,04% face à lira turca (um euro valia 5,70692 liras em julho de 2018 face às 6,33701 de 2019). Também o Reino Unido é uma boa opção para o câmbio, o que é pouco habitual.

Reino Unido

Toda a polémica do Brexit levou a libra inglesa a desvalorizar face ao euro, que no Verão passado valia 0,89498 libras contra os 0,89764 que vale neste Verão. Uma variação pequeníssima, mas no caso britânico vale a pena aproveitar.

Moçambique

Atravessando o mapa africano para Leste, no ano passado o euro valia 68,15 meticais e vale agora 68,33, uma variação pequena, mas positiva.

República Dominicana

República Dominicana e Marrocos, destinos habitualmente procurados pelos portugueses, viram as suas moedas valorizarem face ao euro, pelo que constituem igualmente opções a reconsiderar. Em julho do ano passado, um euro valia 58,46 pesos dominicanos no verão passado, valendo “apenas” 57,04 este ano.

Marrocos

Em julho do ano passado, um euro valia 11,04 dirames marroquinos, face aos 10,73 que vale em julho deste ano.

México

Neste país a desvalorização foi de 3,71%, ou seja, um euro valia 22,18 pesos mexicanos em julho do ano passado. Um ano depois, o valor baixa ara 21,36 pesos mexicanos.

Estados Unidos

Nos EUA, a variação foi negativa, com o euro a valor a valer 1,1150 dólares norte-americanos em julho de 2019, representando uma desvalorização de 4,34%.

Brasil

Se a desvalorização da moeda for um tema a que dê importância, talvez haja alguns destinos tradicionais para os portugueses que valha a pena reconsiderar este ano. O Brasil, já referido, encabeça uma lista de países na qual o euro perdeu força face ao último verão, por isso não é um bom ano para beneficiar do câmbio euro-real. Em julho do ano passado, um euro valia 4,46796 reais, face aos 4,1879 que vale em julho deste ano. Também aqui a variação é pequena, mas significa perda de valor.

O escudo cabo-verdiano está indexado ao euro, pelo que a variação cambial não é um fator a ter em conta quando se planeia visitar Cabo Verde.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Férias noutro país? Saiba onde poderá ter maior poder de compra