sustentabilidade

Supermercados usam folha de bananeira em substituição do plástico

Fonte: Facebook
Fonte: Facebook

Alguns supermercados asiáticos estão a dar um passo em frente na luta contra o plástico, ao usar folhas de bananeira para embrulhar frutas e vegetais.

Tem sido uma verdadeira batalha: perceber como é que é possível reduzir o plástico no consumo, em vários setores de atividade. Nos supermercados, tem sido feito um esforço para reduzir o número de sacos plásticos na hora de ensacar as compras – mas os invólucros de fruta e vegetais continuam a fazer muita gente torcer o nariz.

Mas, como um utilizador do Facebook partilhou na rede social, há quem esteja a optar por soluções alternativas e mais ecológicas. Neste caso, pelo recurso a folhas de bananeira para embrulhar os vegetais e fruta – como num supermercado em Chiangmai, na Tailândia, por exemplo. Esta técnica também está a ser utilizada em alguns estabelecimentos comerciais no Vietname e noutros países asiáticos.

Mas esta não é a única estratégia utilizada – com algumas diferenças, também a Coreia do Sul está a fazer esforços para lutar contra o plástico. Em vez de apenas cobrar os sacos plásticos, como é feito em Portugal, na Coreia faz parte da responsabilidade dos supermercados disponibilizar uma alternativa aos sacos plásticos – seja num recipiente reciclável ou num saco que não seja feito de plástico. Também há quem já aposte em sacos biodegradáveis, feitos a partir de milho.

Na Europa, também há esforços para reduzir a utilização de plástico. No final de março, o Parlamento Europeu aprovou uma lei comunitária que proíbe a venda de produtos de plástico de uso único na União Europeia, a partir de 2021.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

LUÍS FORRA/LUSA

Dia 7. Patrões e motoristas divididos por 50 euros

FOTO: TIAGO PETINGA/LUSA

Reunião marcada para terça-feira se a greve for desconvocada

Outros conteúdos GMG
Supermercados usam folha de bananeira em substituição do plástico