sustentabilidade

Supermercados usam folha de bananeira em substituição do plástico

Fonte: Facebook
Fonte: Facebook

Alguns supermercados asiáticos estão a dar um passo em frente na luta contra o plástico, ao usar folhas de bananeira para embrulhar frutas e vegetais.

Tem sido uma verdadeira batalha: perceber como é que é possível reduzir o plástico no consumo, em vários setores de atividade. Nos supermercados, tem sido feito um esforço para reduzir o número de sacos plásticos na hora de ensacar as compras – mas os invólucros de fruta e vegetais continuam a fazer muita gente torcer o nariz.

Mas, como um utilizador do Facebook partilhou na rede social, há quem esteja a optar por soluções alternativas e mais ecológicas. Neste caso, pelo recurso a folhas de bananeira para embrulhar os vegetais e fruta – como num supermercado em Chiangmai, na Tailândia, por exemplo. Esta técnica também está a ser utilizada em alguns estabelecimentos comerciais no Vietname e noutros países asiáticos.

Mas esta não é a única estratégia utilizada – com algumas diferenças, também a Coreia do Sul está a fazer esforços para lutar contra o plástico. Em vez de apenas cobrar os sacos plásticos, como é feito em Portugal, na Coreia faz parte da responsabilidade dos supermercados disponibilizar uma alternativa aos sacos plásticos – seja num recipiente reciclável ou num saco que não seja feito de plástico. Também há quem já aposte em sacos biodegradáveis, feitos a partir de milho.

Na Europa, também há esforços para reduzir a utilização de plástico. No final de março, o Parlamento Europeu aprovou uma lei comunitária que proíbe a venda de produtos de plástico de uso único na União Europeia, a partir de 2021.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
16. Empregados de mesa

Oferta de emprego em alta no verão segura aumento de salários

Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (Fotografia: José Coelho/ Lusa)

Marcelo aprova compra do SIRESP. Governo fica com “acrescidas responsabilidades”

draghi bce bancos juros taxas

BCE volta a Sintra para o último Fórum com Draghi na liderança

Outros conteúdos GMG
Supermercados usam folha de bananeira em substituição do plástico