Aplicações

Saiba quando o jogo Fortnite vai chegar aos smartphones Android

Fortnite iOS

O jogo Fortnite tornou-se numa mina de ouro para a Epic Games quando chegou ao iOS. E, em breve, estará disponível para o sistema operativo Android.

O jogo Fortnite revelou-se um verdadeiro sucesso no percurso da Epic Games. Depois das consolas, o jogo ganhava uma versão para os dispositivos móveis algures em março deste ano. Primeiro no iOS, e apenas por convite, a Epic Games prometia uma versão para o Android mais tarde. Alguns meses depois, a editora Epic Games anuncia que a versão do jogo para Android chegará algures no verão deste ano.

O anúncio foi feito através de um comunicado no site da Epic Games, onde foi também revelado que há novas funcionalidades a caminho do jogo. “Sabemos que as comunicações são importantes para quando se está a organizar para a vitória”, explica a Epic Games. Por isso, a editora vai disponibilizar um chat de voz no jogo, que funcionará independentemente da plataforma que o jogador está a utilizar. A editora acrescenta ainda que quer tornar mais fácil a parte de tirar o som ao próprio jogador e também o ato de começar uma conversa com outros jogadores.

Com preocupações com a autonomia de bateria dos smartphones, a editora anunciou também que incluiu um modo de poupança de bateria no jogo. A Epic Games explica que é a primeira experiência nesta opção e que quer continuar a fazer melhoria a este modo. Além disso, a

A Epic Games vai também fazer mudanças no tamanho de instalação do jogo: “sabemos que Fortnite em mobile é uma instalação grande e estamos a trabalhar para reduzir isso”. Por isso, a editora explica que nas próximas atualizações quer comprimir a instalação, sem deteriorar o desempenho do jogo.

Leia mais: Fortnite Battle Royale. O jogo sensação chega aos smartphones

Uma fórmula para o sucesso no mobile
Apenas três semanas depois do lançamento na App Store, a versão para os dispositivos móveis do jogo revelava-se um verdadeiro sucesso no que toca a transações ‘in-app’: os valores ultrapassaram os 15 milhões de dólares (cerca de 12,7 milhões de euros).

Na prática, num curto período de tempo, Fortnite revelou-se mais rentável do que nomes de peso da indústria mobile, como Candy Crush, Clash of Clans ou Pokémon Go – com a diferença de estes títulos estarem disponíveis há anos no mercado.

Ao contrário de outros jogos do género, as transações feitas dentro da aplicação não ajudam no progresso de jogo – algo que é habitual neste tipo de jogos. Fortnite é um jogo de sobrevivência em que cem jogadores são colocados ao mesmo tempo, numa arena, todos em condições de igualdade. Ou seja, sem armas ou itens de defesa. A ideia é que explorem a arena de jogo, para encontrar uma forma de sobreviver. O último a resistir é considerado o grande vencedor.

De acordo com a Sensor Tower, que analisa o mercado de jogos, Fortnite foi descarregado da App Store 12 milhões de vezes, com receitas de 22 milhões de dólares (cerca de 18,7 milhões de euros), em abril deste ano.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ensino profissional é uma das áreas em que Portugal se posiciona pior na tabela do IMD World Talent Ranking 2019. Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal é 23º no ranking mundial de talento. Caiu seis posições

O ensino profissional é uma das áreas em que Portugal se posiciona pior na tabela do IMD World Talent Ranking 2019. Fotografia: Miguel Pereira/Global Imagens

Portugal é 23º no ranking mundial de talento. Caiu seis posições

Foto: D.R.

TAP soma prejuízos de 111 milhões até setembro. E contrata 800 em 2020

Outros conteúdos GMG
Saiba quando o jogo Fortnite vai chegar aos smartphones Android