Robótica

Furhat, o novo robô-estrela da Web Summit tem um preço

Furhat
Furhat

Empresa sueca Furhat faz estreia mundial de robô social rival de Sophia, com expressões capazes de surpreender qualquer ser humano.

Centenas de pessoas lutavam, a muitos metros de distância do palco AutoTech & TalkRobot, pela melhor posição para gravar ou fotografar com smartphone o que se passava. E o que se passava então num espaço que era claramente pequeno para o entusiasmo que se levantava? Era o lançamento mundial do robô social da Furhat.

O mais surpreendente além da forma como o robô que é, na prática, apenas uma cara, interagia com o seu criador, Samer Al Moubayed, é a forma como a sua cara se movimenta e tem as expressões tal e qual um ser humano. A face é um plástico simples que se movimenta para os lados e que tem uma cara projetada que nos dá a ideia de existir mesmo alguém ali.

A interação com quem lhe fala tão próxima com um humano é mesmo surpreendente e pareceu não deixar ninguém indiferente no público (uns de smartphone em punho, outros apenas atentos). A fazer lembrar alguns filmes de ficção científica.

Ficou à venda esta semana e custa 15 mil euros para universidades que queiram comprar para desenvolver as suas funcionalidades. Para empresas ou particulares está disponível o aluguer, por dois mil euros por semana, de acordo com o que ficámos a saber já na conferência de imprensa após a apresentação oficial.

Leia mais: Manuela Veloso: conheça a grande mestra lisboeta da Ordem dos robôs

Em palco ficou demonstrado a utilidade deste ser de inteligência artificial numa loja, onde pode receber um cliente e ter mais informação sobre a pessoa e sobre o que existem em stock do que qualquer funcionário, sendo sempre simpático e afável. Vimos o mesmo no aeroporto, onde qualquer pessoa vai ter com o robô, pergunta-lhe se o seu voo está atrasado ou em que porta deve entrar e o robô dá a informação de forma imediata e intuitiva e com o tal sorriso nos lábios projetados no plástico. Exemplos em escritórios (até para contratar pessoas), hospitais ou até para ensinar alguém a falar outra língua foram demonstrados em palco surpreendendo muitos dos presentes.

A Furhat lançou também um sistema operativo para robôs, Furhat OS, que espera desenvolver novas e melhores funcionalidades em inteligência artificial, nos próximos anos com a ajuda de vários parceiros. Esta quarta-feira vamos poder falar diretamente com o robô Furhat. Esta quarta-feira vamos poder falar diretamente com o robô Furhat.

Veja mais conteúdos de tecnologia no site Insider.dn.pt.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May. REUTERS/Toby Melville

Brexit arrisca tirar 5% às bolsas. Libra com maior queda do ano

ANDRÉ AREIAS/LUSA

Autoeuropa envia centenas de carros para Leixões e Espanha para escoar produção

Lisboa. Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Hóspedes crescem até setembro mas dormidas em queda

Outros conteúdos GMG
Furhat, o novo robô-estrela da Web Summit tem um preço