Desporto

Conheça a bola ‘mágica’ que Benfica (e Vitória) estreiam hoje na Liga

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

A Liga 2018/2019 começa esta sexta-feira e a bola que vai rolar tem tecnologia que permite melhor controlo em quaisquer condições climatéricas.

O nome promete magia e fantasia. A Nike Merlin (é esse o nome da bola da Liga 2018/19) pode não transformar um jogador mediano num mágico com a bola nos pés como ‘La Pulga Atómica’ Lionel Messi, a ‘Fera’ Cristiano Ronaldo ou o ‘mágico’ Ricardo Quaresma, mas ajuda.

A bola para o principal escalão do futebol português em 2018/19 integra assim a tecnologia All Conditions Control (ACC), além de ter um design avançado. E o que é que permite? Ajuda que exista um toque e controlo superiores em todas as condições climatéricas.

A Nike Merlin promete estar pronta para ventos fortes, chuvas intensas e até campos em pior estado, para diminuir os problemas dos futebolistas em situações caóticas. O objetivo é que os mágicos da bola possam desenvolver a sua arte mesmo quando as condições são más. Esta também será a bola da Liga inglesa, Liga espanhola e Liga italiana.

Leia também: É assim que Ronaldo gasta os milhões que ganha

A nível de design a Nike apostou na cor branca como base e numa uma estrutura hexagonal em preto e vermelho. Estas cores, conjugadas, oferecem uma maior visibilidade captando a atenção dos jogadores ao mesmo tempo que os ajuda a identificar a velocidade e a trajetória da bola mais rapidamente.

A Nike criou uma superfície de impacto maior em toda a bola, reduzindo a construção tradicional de 12 para apenas quatro painéis. Esta nova estrutura permite ainda reduzir o número de costuras em 40%, eliminando zonas mais rígidas.

Entre outras novidades, a bola foi fabricada com uma câmara de látex (em vez da borracha tradicional) e envolvida em materiais patenteados para promover uma pressão de ar mais consistente e manter a sua forma. As ranhuras de gravação e as tintas 3D (projetadas para secar em níveis e locais que variam em milímetros) aumentam à medida que secam durante o processo de impressão, melhorando ainda mais a aerodinâmica e a sensação da bola.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Vieira da Silva e Cláudia Joaquim
Fotografia: Leonardo Negr‹ão / Global Imagens

Reformas antecipadas: novas regras vão ser aprovadas “brevemente”

Fotografia: REUTERS

Sector da construção exige o fim do Adicional ao IMI

Fotografia: Rodrigo Cabrita/Global Imagens

Frente Comum recusa fim da reforma obrigatória aos 70 anos

Outros conteúdos GMG
Conheça a bola ‘mágica’ que Benfica (e Vitória) estreiam hoje na Liga