automóveis

Salvam Ferrari do ferro velho e transformam-no no primeiro elétrico da marca

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Esta é a história de um Ferrari 308 GTS que foi abandonado na berma da estrada depois de ter sido consumido pelas chamas.

Por fora parece um Ferrari clássico, mas quando o motor arranca todos percebem que é diferente. Porquê? Porque é silencioso. Este Ferrari 308 GTS é um modelo especial, pois é o considerado como o primeiro Ferrari elétrico do mundo. O carro foi recuperado e transformado depois de ter sido encontrado num ferro-velho.

A ‘obra’ foi feita pelo fundador da empresa norte-americana Electric GT, Eric Hutchison. Um dia, quando falava com o seu parceiro de negócio, Michael Bream, disse que ambos deviam procurar algo que ajudasse a promover os veículos elétricos. Dois dias depois, encontraram o Ferrari num ferro-velho.

“Tivemos de reconstruir tudo de raiz – tivemos de tirar tudo até à armação. (…) Demorou 18 meses até termos o carro num ponto em que nos sentíamos confortáveis”, disse Eric Hutchison em declarações à CNN.

O veículo foi rebatizado de Ferrari 308 GTE – tem três baterias, duas delas a ocupar os lugares onde antes ficavam os depósitos de combustível. O carro é alimentado por um motor de 2.000 amperes e tem uma autonomia máxima de 160 quilómetros.

Os aficionados da marca italiana podem pensar que o trabalho de Eric Hutchison não honra a tradição da marca. Mas a resposta do modelo elétrico também já foi dada em pista: no mesmo circuito, conduzido pelo mesmo piloto, o Ferrari 308 GTE foi dez segundos mais rápido do que um Ferrari 308 GTS movido a combustível.

O que hoje é uma história que corre o mundo, também teve os seus pontos baixos – Eric Hutchison desistiu quatro vezes da conclusão do projeto, mas acabaria por completar a transformação do veículo depois de um investimento total de dez mil dólares, cerca de 8.500 euros.

Em 2016 o diretor executivo da Ferrari, Sergio Marchionne, disse que a ideia de um Ferrari elétrico era “obscena”. Este ano, em janeiro, o executivo mudou por completo o seu discurso – na feira automóvel de Detroit, nos EUA, anunciou planos para fabricar um supercarro elétrico, no sentido de combater marcas emergentes como a Tesla. Só não será o primeiro Ferrari elétrico do mundo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
REUTERS/James Lawler Duggan

Trump ameaça impor taxa de 20% aos carros europeus

Fotografia: JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

China State Construction quer mais negócios além da Lusoponte

Fotografia: D.R.

OPEP aumenta produção. Mas preço do petróleo sobe

Outros conteúdos GMG
Salvam Ferrari do ferro velho e transformam-no no primeiro elétrico da marca