Automóvel

Alunos de escola secundária transformam Seat com 45 anos a gasolina em elétrico

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Uma escola secundária em Madrid, Espanha, transformou um Seat 600, do início dos anos 70, a gasolina num elétrico. O projeto da Escola San Patricio pretendia motivar 12 alunos para a disciplina de Tecnologia Industrial.

Leia também | Carro movido a água salgada fez 150 mil quilómetros sem poluição

Para tal, o professor Manuel Amor pensou pegar num automóvel clássico, pequeno e leve, num veículo 100% elétrico. “O 600 era perfeito porque ao pesar pouco precisamos de menos bateria e um motor mais pequeno”, diz o professor.

Em 150 horas de trabalho operou-se uma revolução, que modificou desde o interior, com um ecrã tátil e controlo automático de iluminação, até à parte mecânica. “Tem sido muito interessante ver como os estudantes imaginam o carro do futuro e como o tornam realidade”, explica Manuel Amor.

A carregar player...

Segundo um comunicado da Seat, os alunos foram aprendendo à medida que o projeto avançava, tendo criado todas as peças de ligação do motor a partir do zero, a fim de construir o novo propulsor elétrico. “Graças à reutilização, reparação e reciclagem de peças e materiais, o projeto é um exemplo de economia circular”, prossegue o professor da Escola San Patricio. “Quando tivemos de entregar o carro, começou a sair fumo. Pensávamos que estava tudo perdido. Felizmente, decidimos não atirar a toalha ao chão. Naquele momento verificámos as conexões, vimos o que estava errado e substituímos o fusível que tinha queimado.”

E no final o resultado surpreendeu não só os alunos de 18 anos que estiveram envolvidos no projeto, como também os seus colegas. Em nenhum dos casos eles estavam familiarizados com este modelo de automóvel que começou a ser vendido pela primeira vez em 1957 e que se prolongou até 1973. “Ficaram impressionados com o facto de uma família poder viajar lá dentro”, exemplifica o professor. “Os mais surpreendidos foram os avós, que viram um carro do seu tempo reavivado com a mais recente tecnologia”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
António Costa visita casas em construção. Fotografia: RODRIGO ANTUNES/LUSA

Aviões puxam pelo investimento, bancos e construção amortecem recessão

Entrevista a Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal.
(Carlos Manuel Martins/Global Imagens)

Luís Araújo: “A nossa maior concorrência não é um país. É o medo”

Fotografia: D.R.

Teletrabalho continua obrigatório para grupos de risco e pais sem escola

Alunos de escola secundária transformam Seat com 45 anos a gasolina em elétrico