Imobiliário

Este castelo luxuoso faz parte da história e pode ser seu

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Quer comprar uma casa de campo? O Seton Castle foi projetado pelo famoso arquiteto Robert Adam e acaba de entrar no mercado

Tem mais de duzentos anos, está em perfeitas condições e é um castelo escocês que acaba de ser posto à venda por 8,75 milhões de euros. O Seton Castle é anunciado como uma casa de campo projetada pelo famoso arquiteto Robert Adam onde é possível encontrar relíquias preciosas.

A estrutura renascentista original serviu de casa de férias da Rainha Mary da Escócia, que terá jogado golfe nos terrenos do palácio. Contudo, depois da rebelião Jacobite, o castelo deixou de ser usado pela realeza.

No final do século XVIII, Alexander MacKenzie comprou a propriedade e contratou Robert Adam para construir a sua nova mansão. Adam, um arquiteto disposto a trazer o neoclassicismo para as casas de campo inglesas, projetou o espaço por dentro e por fora. E muitos dos elementos decorativos usados por ele na reconstrução do castelo ainda podem ser vistos no local.

Na sala de jantar, por exemplo, observam-se os papéis de parede de seda seculares. Todas as lareiras são originais, o que torna o espaço ainda mais valioso. As portas também são originais, assim como as janelas de chumbo com vidraças do século XVIII.

Após a morte de Mackenzie, a propriedade foi adquirida pela família nobre Wemyss, que a manteve por mais de dois séculos. Já em 2003 a mansão foi vendida para Stephen Leach, um empreendedor que reformou o palácio e o colocou de novo no mercado.

Na altura em que Leach e a sua família compraram o Castelo Seton em East Lothian, na Escócia, em 2007, já tinham passado cerca de 800 anos em que a propriedade estava na posse de famílias aristocratas. “Queríamos algo substancial e com valor histórico”, disse o novo proprietário. “Depois de passear pela casa, eu e a minha mulher apaixonamo-nos pelo lugar”.

A casa, na altura, foi adquirida por cerca de 5,45 milhões de euros. Doze anos se passaram e agora a família decidiu colocar o palácio no mercado novamente.” Estamos a passar cada vez menos tempo lá”, declara Leach. “É hora de seguir em frente.”

O facto de a casa ter permanecido com os mesmos proprietários desde a sua construção, gera uma sensação parecida com a de entrar numa cápsula do tempo, explica Leach. No entanto, depois de comprar a casa, a família Leach iniciou uma série de pequenas remodelações. Acrescentaram um sistema de segurança, ligaram a casa à Internet de alta velocidade, deram aquecimento central e restauraram a ornamentação de gesso.

O resultado desses esforços é uma mansão luxuosa e repleta de história, que está num espaço de 5,55 km. No total a propriedade tem três residências, mais duas casas independentes e um total de 13 quartos.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Fotografia: REUTERS/Brendan McDermid

Principais bancos em Portugal vão continuar a reduzir exposição ao imobiliário

Fotografia: REUTERS/Brendan McDermid

Principais bancos em Portugal vão continuar a reduzir exposição ao imobiliário

SaudiAramco

Petrolífera Aramco consegue maior entrada em bolsa da história

Outros conteúdos GMG
Este castelo luxuoso faz parte da história e pode ser seu