eSports

Os campeões de videojogos que se reformaram milionários antes dos 26

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Poder reformar-se antes dos 26 anos pode parecer um sonho, mas no caso de alguns jogadores de eSports a curta carreira é um problema.

O mundo dos desportos eletrónicos tem-se revelado uma verdadeira mudança de paradigma: pelo crescimento que esta indústria tem conhecido, pelo perfil pouco comum da profissão, pelos milhões que os seus atletas ganham todos os anos e também pelo elevado desgaste que provoca.

Segundo a publicação especializada DBLTAP, a esmagadora maioria dos atletas de desportos eletrónicos retira-se entre os 25 e os 26 anos. Todos as épocas surgem histórias de profissionais de alta competição que reformam-se da sua atividade principal em ‘tenras’ idades.

Porquê? Jogar videojogos em alta competição exige uma grande destreza motora nas mãos, reflexos exímios e uma capacidade de concentração acima da média. À medida que os anos avançam, mesmo que a pessoa não possa ser considerada ‘velha’ em termos de idade absoluta, a verdade é que a destreza, os reflexos e a concentração vão perdendo força.

As lesões nas mãos são muito comuns e devido aos movimentos repetidos, a grande velocidade, nas competições em que participam, o desgaste reflete-se ainda muito cedo.

Há também outros motivos: os jogos nos quais apostam perdem relevância no mercado, há outras carreiras ligadas ao gaming que dão dinheiro e alguns querem simplesmente recuperar os anos de juventude que passaram em frente ao computador enquanto profissionais.

Apesar de parecer um ‘sonho’, retirar-se ainda jovem não significa propriamente uma vida desafogada: nem sempre aquilo que ganham é suficiente para lhes garantir rendimentos até ao final da vida e é necessário encontrar outras ocupações.

Na galeria em cima contamos-lhe algumas histórias de atletas de desportos eletrónicos que se destacaram nas suas carreiras e que acabaram por se retirar antes dos 30. Histórias que revelam a intensidade que se vive no mundo dos eSports.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Vieira da Silva  JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Vieira da Silva admite “processo de transição” nas reformas antecipadas

Dinheiro

Há menos milionários em Portugal mas riqueza média está a aumentar

António Costa, primeiro-ministro (Fotografia: Maria João Gala/ Global Imagens)

Costa manda analisar processos de precários que foram recusados

Outros conteúdos GMG
Os campeões de videojogos que se reformaram milionários antes dos 26