No total, são 407 restaurantes na Península Ibérica. 350 em Espanha e 57 em Portugal que, na opinião dos inspetores da Michelin, merecem uma visita pela boa relação qualidade-preço da sua proposta gastronómica.
As recomendações fazem parte de um Guia Michelin que visa “reconhecer o esforço dos chefs comprometidos com uma excelente relação qualidade-preço”, escreve o Expansión.
Leia também: 8 truques nos menus dos restaurantes para o fazer gastar mais
Para medir este tipo de apostas culinárias, a Michelin utiliza distinções, com os respetivos pictogramas. O Bib Gourmand distingue os restaurantes que oferecem boa comida a preços moderados. O selo destaca a “melhor relação qualidade-preço numa refeição completa (entrada, prato principal e sobremesa), muitas vezes tipicamente regional”. Em Portugal, estas refeições fazem-se por menos de 30 euros e em Espanha abaixo dos 35 euros. O guia dá até exemplos de uma refeição completa nestes valores, uma vez que, mesmo com o selo Bib Gourmand, estes restaurantes poderão ter opções mais caras.
Além do Bib Goumand, o Guia Boas Mesas a menos de 35 euros tem em conta outro fator: o Prato Michelin, que “certifica onde simplesmente se faz boa comida”.
O The Gourmet Journal enumerou os restaurantes portugueses distinguidos com o selo Bib Gourmand este ano. Clique na galeria e conheça-os.