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Joalharia portuguesa em destaque na loja do MAAT

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‘Portuguese Jewellery X MAAT: Matéria-prima’ é a mais recente iniciativa da Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) que se associou ao Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia para apresentar, na sua loja, sete jovens criadores que “redefinem os códigos” da joalharia portuguesa.

Joana Santos, Vangloria, Ana Pina, Kathia Bucho, Mater Jewellery Tales, Romeu Bettencourt e Dalila Gomes foram os designers selecionados para integrar a iniciativa. As sete marcas de autor estarão individualmente, pelo período de dois meses, de forma rotativa, à venda na loja do MAAT, juntando-se às duas marcas residentes, Maria Avillez e Leonor Silva.

A seleção representa a nova geração de joalheiros, que aliam a tradição da arte a novos conceitos contemporâneos de design. “A joalharia portuguesa ganhou novos protagonistas. Provenientes de áreas muito diversas, como arquitetura, arte, design e até marketing e publicidade, trazem à joalharia portuguesa novas ferramentas e matérias-primas, não só de forma literal, porque gostam de experimentar novos materiais, mas sobretudo a nível de conceitos e abordagens influenciados pela sua formação, experiência e assinatura pessoal”, diz a secretária-geral da AORP, Fátima Santos, em comunicado.

O projeto culmina com a criação de uma coleção exclusiva, inspirada no edifício do MAAT, um projeto da arquiteta britânica Amanda Levete, que foi já distinguido a nível internacional por prémios como Best Museum Architecture of the Year e o Best of Best Iconic Awards 2017.

“Esta parceria com o MAAT tem uma dupla missão: por um lado, dar palco aos novos designers, que têm aqui uma montra para o mundo, mas também criar um desafio coletivo que mostre como a joalharia portuguesa é neste momento muito versátil e multifacetada, com propostas para todos os gostos, como tanto preconizamos na nossa campanha internacional Portuguese Jewellery À La Carte“, acrescenta Fátima Santos.

Recorde-se que, em 2017, a AORP associou-se ao Museu de Serralves no Porto, com a criação de uma coleção exclusiva inspirada na arquitetura do museu e casa de Serralves. A iniciativa Portuguese Jewellery Serralves Special Edition uniu seis marcas e esteve em exposição e à venda durante um ano na loja do museu.

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