joalharia

MAAT inspira coleção de joias

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Ana Pina, Dalila Gomes, Joana Santos, Kathia Bucho, Leonor Silva, Maria Avillez, Mater Jewellery Tales, Romeu Bettencourt e Vangloria são os nove designers que criaram a Portuguese Jewellery X MAAT Special Edition

A arquitetura do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia serviu de inspiração a nove autores de joalharia portuguesa, que criaram uma coleção exclusiva de joias intitulada Portuguese Jewellery X MAAT Special Edition, e que podem ser compradas na loja do MAAT.

A coleção, que resulta de uma parceria entre a Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal (AORP) e o museu, representa a visão de cada um dos nove criadores sobre o premiado edifício do MAAT, um projeto da arquiteta britânica Amanda Levete, que foi já distinguido a nível internacional por prémios como Best Museum Architecture of the Year e o Best of Best Iconic Awards 2017. A fluidez das linhas arquitetónicas, a textura e o reflexo da luz e do rio nos mosaicos ou a subtil integração na paisagem foram algumas das bases de inspiração para as criações de Ana Pina, Dalila Gomes, Joana Santos, Kathia Bucho, Leonor Silva, Maria Avillez, Mater Jewellery Tales, Romeu Bettencourt e Vangloria.

Em comunicado, o presidente da AORP ressalta a pluralidade das propostas. “São reflexo da diversidade e versatilidade de estilos que encontramos hoje em dia na joalharia portuguesa. Fruto desta “importação” de talentos de diferentes áreas criativas – da arquitetura ao design, da arte ao marketing, há uma nova energia no setor, que contagia não apenas a entrada de novos atores, como inspira as marcas mais tradicionais, que se sentem instigadas por esta efervescência criativa”, sublinha Nuno Marinho.

Para a Fundação EDP, “a associação a um projeto que envolve artistas e criadores, e que cruza disciplinas como o design e a arquitetura, vai ao encontro da sua ampla atuação enquanto entidade que estimula e divulga o talento nacional”.

Os nove designers integram a loja do Museu, durante dois meses, em formato rotativo. Atualmente é Kathia Bucho que ocupa a montra dedicada à iniciativa.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Os grupos retalhistas têm planos de novas aberturas para o próximo ano. Foto: D.R.

Em dois anos abriram em Portugal quase 300 supermercados

(Amin Chaar / Global Imagens)

CTT vai distribuir entregas urgentes da Revolut em Portugal e Espanha

Fotografia: D.R.

Fornecedores de multinacionais poluem 5,5 vezes mais

Outros conteúdos GMG
MAAT inspira coleção de joias