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O mundo das tatuagens com marcação online

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Fredrik Glimskär, sueco lançou em 2016 um serviço online de reservas para fazer tatuagens

As tatuagens ganham cada vez mais espaço no mundo inteiro, são cada vez mais as pessoas que querem fazer uma tatuagem, para marcar um momento, ou apenas pelo prazer de fazer da pele uma obra de arte. Fredrik Glimskär, um sueco fortemente tatuado, percebeu o aumento deste mercado e tem um plano para digitalizar uma indústria ainda conservadora, onde os clientes procuram os estúdios de tatuagem por indicação de um amigo, ou por indicação nas redes sociais.

Aí entra Fredrik Glimskär, que com uma educação financeira e uma carreira em publicidade digital, decidiu lançar em 2016 um serviço online de reservas para tatuagens o Inkbay, depois de receber 1,5 milhões de coroas suecas (153 mil euros) da firma sueca Zen Zenith. E conseguiu conectar estúdios de tatuagem em Estocolmo, Gotemburgo e Malmo. Atualmente, possui 4 milhões de coroas (410 mil euros), como financiamento adicional para expandir o negócio digital para Londres neste verão, com os EUA e Berlim a seguir na lista.

“A indústria da tatuagem sempre foi do tipo boca-a-boca”, disse Glimskär. “Há muitos clientes a fazer coisas boas para a indústria, grandes blogs, diretórios de tatuagens. Mas ninguém está focado na transação real. ”

A plataforma da Inkbay convida os estúdios a centralizar os seus projetos, onde os clientes podem então reservar por meio de uma taxa fixa, em vez das taxas horárias cobradas pessoalmente. O preço médio pago por uma tatuagem no site é de cerca de 250 libras (286 euros). A Inkbay cobra 15% do montante quando pago com cartão de crédito.

No entanto, Matt Lodder, professor de arte contemporânea e cultura visual na Universidade de Essex que estuda a indústria da tatuagem, acredita que o mercado pode ser muito conservador para adotar um modelo de negócios disruptivo.

“Os estúdios de tatuagem não mudaram muito desde o final da década de 1980. A maioria dos tatuadores não aceita cartões de crédito. Ainda é um negócio em dinheiro. Ficaria realmente surpreso se alguém alterasse essa situação “.

Admite que a internet também teve um efeito importante na indústria da tatuagem. No entanto, as empresas físicas não poderão deixar de existir para dar lugar a num negócio online.

“É a mesma razão pela qual temos esse afluxo a barbeiros e cabeleireiros”, diz Lodder. “É uma dessas coisas que não se pode comprar na internet”.

Mesmo assim, a Inkbay tem atualmente 60 estúdios suecos na sua plataforma, e antecipa receber 500 mil visitantes mensais do Reino Unido, até setembro de 2017, após um lançamento “antes do verão”, de acordo com Glimskär. Atualmente, tem 40 mil visitantes mensais para as listas dos estúdios suecos.

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