Tecnologia

O seu operador está a enganá-lo? Teste aqui a velocidade da sua internet

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Uma internet rápida não significa que a ligação de internet esteja no seu melhor. Com estes testes pode medir a sua velocidade de acesso.

Longe vão os tempos em que a internet era lenta por restrições da tecnologia. Nos últimos anos evoluíram os equipamentos e evoluíram as ligações de banda larga, ao ponto de os operadores de telecomunicações terem pacotes com ligações de internet que atingem velocidades de centenas de megabits por segundo.

A grande questão é: está seguro de que tem a internet que está a contratar? Uma velocidade de 50 Mbps é mais do que suficiente para uma navegação online fluida, mas se a velocidade que tem contratada é de 100 Mbps, então existe aqui uma diferença gigante e o desempenho da sua rede podia – e devia – ser muito melhor.

Deixamos-lhe aqui algumas opções de sites e aplicações que pode usar para testar a sua velocidade de internet. Caso não fique satisfeito com o resultado dos testes, tem sempre duas opções: aplicar truques gratuitos para melhorar o Wi-Fi lá de casa ou pedir explicações ao seu operador de telecomunicações.

Leia também | Routers da Google chegam a Portugal

Tenha em consideração que os resultados podem ser diferentes dentro da mesma rede – se estiver ligado por cabo vai ter velocidades melhores do que se tiver por Wi-Fi – e se a rede estiver congestionada (alguém a fazer downloads) também pode influenciar o resultado final.

Net.mede

O Net.mede é um site disponibilizado pela Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), justamente para ajudar os consumidores a identificarem situações em que o serviço contratado não corresponde ao serviço que é disponibilizado.

O site vai dar ao utilizador as velocidades médias de download (baixar informação), upload (carregar informação) e também o tempo de latência, isto é, o tempo que é necessário para que uma informação vá do seu dispositivo até a um servidor e volte. No caso da latência, quanto menor o valor, melhor.

Com a ferramenta Net.mede pode ainda fazer um teste de traffic shapping, que permite perceber se está a ser feita alguma restrição à velocidade e ao tráfego contratado.

Speedmeter

Este é mais um teste de velocidade de internet feito em Portugal – neste caso é disponibilizado pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN). Faz o registo das velocidades em download, em upload e também lhe diz qual a latência (ping) da sua ligação à internet.

Speedtest

O Speedtest é provavelmente o site mais conhecido em todo o mundo para fazer um teste à velocidade de internet. O sistema não podia ser mais simples: basta carregar no botão gigante que diz Go para iniciar os testes. No final vai ter acesso à informação da velocidade média de download, upload e de latência.

Fast.com

O site Fast.com foi criado pela Netflix para que os utilizadores possam conferir o estado da sua ligação de internet. No caso da gigante norte-americana, a ferramenta faz todo o sentido, pois é necessário ter uma boa velocidade de internet para garantir uma experiência de transmissão de vídeo na melhor das qualidades.

O site da Netflix é ainda mais fácil de usar, pois a partir do momento em que entra na página, o teste de velocidade é logo iniciado. No caso do Fast.com só é dada a indicação da velocidade de download, que é aquela que mais interessa aos utilizadores da plataforma de vídeo.

Google

Sim, o Google também tem uma ferramenta que permite testar a velocidade da sua ligação. Para isso basta escrever ‘testar velocidade internet’ no motor de pesquisa e o primeiro resultado é uma ferramenta que faz essa medição diretamente a partir daquela página.

Speedtest, para Android e iOS

Caso queira ter uma ferramenta dedicada instalada no seu smartphone, então a melhor opção é novamente o Speedtest – tem um interface simples e é uma ferramenta reconhecida a nível global. Está disponível para Android e iOS.

Veja mais sobre tecnologia em insider.dn.pt

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mercados

FMI. Dívida de alto risco faz soar os alarmes

Ministro das Finanças de Angola, Archer Mangueira. Fotografia: Direitos Reservados

Archer Mangueira garante solução para dívida a empresas até final do ano

António Costa, primeiro-ministro, e Mário Centeno, ministro das Finanças, num debate parlamentar sobre o OE2019. Fotografia: REUTERS/Rafael Marchante

Outras touradas do Orçamento: as medidas mais arriscadas

Outros conteúdos GMG
O seu operador está a enganá-lo? Teste aqui a velocidade da sua internet