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Os truques dos restaurantes para o levar a escolher o que eles querem

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Veja as imagens. Ainda à entrada do restaurante, o cliente é logo influenciado pelo menu - a sua apresentação determina a escolha dos pratos.

Quem quer atrair clientes tem de ter alguns truques na manga. E no caso da restauração, tudo começa pelo menu. As cartas são poderosas ferramentas de marketing, das mais sofisticadas, com poder suficiente para levar o cliente a escolher os pratos que se quiser.

Se houver uma expressão para esta “arte” de bem vender, será engenharia do menu – analisada por muitos e trabalhada por tantos outros. De tal forma importante que a indústria hoteleira investe muito nesta área, por forma a criar um menu capaz de transmitir certas mensagens aos clientes de forma subtil, o que, serve para os levar a gastar mais dinheiro.

É já uma verdadeira indústria. Uma pesquisa na internet permite verificar as inúmeras agências de marketing que garantem que o redesenho do menu pode aumentar consideravelmente os lucros. Parece simples, mas obriga a muita pesquisa. Por exemplo, o especialista em marketing gastronómico Gregg Rapp explicou à BBC que uma grande cadeia de restauração leva cerca de 18 meses para decidir um menu. “Queremos que os clientes passem apenas alguns minutos com o menu, e queremos que esse tempo seja utilizado da maneira mais eficiente. Se é possível encontrar rapidamente o prato que desejam, então vão passar mais tempo a escolher outras coisas”.

Portanto, da próxima vez que entrar no restaurante e olhar para o menu, acredite que este desempenhou um papel determinante na sua escolha. Veja na galeria de imagens os truques mais utilizados.

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