Saúde

Qual a melhor posição para dormir? Saiba o que dizem os especialistas

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Os especialistas do sono acreditam que todas as posturas durante o sono têm vantagens e desvantagens, mas há uma menos recomendável. Descubra qual.

A melhor posição para dormir é a designada “posição fetal”, pois permite aliviar a tensão na zona lombar. A conclusão é dos especialistas da Unidade de Investigação do Sono da Universidade de Granada, citada pelo espanhol ABC. Por outro lado, deve evitar dormir de barriga para baixo. Esta é a pior posição para dormir.

«A posição da pessoa quando está a dormir é subvalorizada, apesar de serem muitos os fatores que influenciam a qualidade e a quantidade de sono. Há algumas situações em que a postura pode melhorar o sono e a saúde”, alegam os especialistas.

Se gosta de dormir na posição recomendada, a “posição fetal”, deve lembrar-se de manter a postura correta da coluna para que não tenha impactos na saúde. Esta parece ser a melhor postura para quem sofre de insónias, apneia do sono e para as mulheres grávidas.

A posição de “barriga para baixo” pode agravar os sintomas de quem sofre de insónias, geralmente causadas por sintomas de ansiedade. Dificulta a respiração e aumenta a sensação de asfixia e de desconforto.

Leia ainda: ‘Pontes’ e feriados para aproveitar em 2019

No caso das mulheres grávidas, o ideal é dormir de lado, especialmente par ao lado esquerdo, revelam os especialistas. Esta posição facilita a circulação sanguínea e tira pressão ao fluxo gástrico. No último trimestre da gravidez, os especialistas aconselham o sono de barriga para cima, porque facilita a postura correta do útero.

A posição durante o sono parece ser um fator fundamental nos casos de apneia do sono. A posição lateral facilita a respiração, aumenta a qualidade e o tempo de sono, e melhora os sintomas. Se for o seu caso, eleja esta posição e desfrute de um sono profundo e relaxado.

A posição de barriga para baixo tem ainda outras desvantagens, explicam os investigadores. Quando dorme de cara virada para baixo, pressionada contra a almofada, aumenta o desenvolvimento de rugas e a probabilidade de torcicolos devido à posição do pescoço. Há ainda outro inconveniente, relacionado com o facto de dormirmos ao mesmo tempo que exercemos pressão sobre o estômago e o peito, impedindo uma respiração fluida durante o sono.

Se dormir de barriga para cima vai evitar a acidez e o refluxo de acidez, uma vez que o estômago vai ficar posicionado abaixo do esófago. Além disso, a coluna estará na posição natural e relaxada. Por outro lado, se têm tendência para ressonar, alertam os especialistas, esta não é a melhor posição, pois dificulta a passagem de ar.

Clique nas imagens e descubra as posições ideais durante o sono.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Ministro das Finanças, Mário Centeno, na apresentação do Orçamento do Estado para 2019. 16 de outubro de 2018. REUTERS/Rafael Marchante

Bruxelas envia carta a Centeno a pedir o triplo do esforço orçamental

lisboa-pixabay-335208_960_720-754456de1d29a84aecbd094317d7633af4e579d5

Estrangeiros compraram mais de mil imóveis por mais de meio milhão de euros

João Galamba (secretário de estado da energia) , João Pedro Matos Fernandes (Ministro para transição energética) e António Mexia  (EDP) durante a cerimonia de assinatura de financiamento por parte do Banco Europeu de Investimento (BEI) da Windfloat Atlantic. Um projecto de aproveitamento do movimento eólico no mar ao largo de Viana do Castelo.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

Mexia diz que EDP volta a pagar a CESE se governo “cumprir a sua palavra”

Outros conteúdos GMG
Qual a melhor posição para dormir? Saiba o que dizem os especialistas