Saúde

Qual a melhor posição para dormir? Saiba o que dizem os especialistas

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Os especialistas do sono acreditam que todas as posturas durante o sono têm vantagens e desvantagens, mas há uma menos recomendável. Descubra qual.

A melhor posição para dormir é a designada “posição fetal”, pois permite aliviar a tensão na zona lombar. A conclusão é dos especialistas da Unidade de Investigação do Sono da Universidade de Granada, citada pelo espanhol ABC. Por outro lado, deve evitar dormir de barriga para baixo. Esta é a pior posição para dormir.

«A posição da pessoa quando está a dormir é subvalorizada, apesar de serem muitos os fatores que influenciam a qualidade e a quantidade de sono. Há algumas situações em que a postura pode melhorar o sono e a saúde”, alegam os especialistas.

Se gosta de dormir na posição recomendada, a “posição fetal”, deve lembrar-se de manter a postura correta da coluna para que não tenha impactos na saúde. Esta parece ser a melhor postura para quem sofre de insónias, apneia do sono e para as mulheres grávidas.

A posição de “barriga para baixo” pode agravar os sintomas de quem sofre de insónias, geralmente causadas por sintomas de ansiedade. Dificulta a respiração e aumenta a sensação de asfixia e de desconforto.

Leia ainda: ‘Pontes’ e feriados para aproveitar em 2019

No caso das mulheres grávidas, o ideal é dormir de lado, especialmente par ao lado esquerdo, revelam os especialistas. Esta posição facilita a circulação sanguínea e tira pressão ao fluxo gástrico. No último trimestre da gravidez, os especialistas aconselham o sono de barriga para cima, porque facilita a postura correta do útero.

A posição durante o sono parece ser um fator fundamental nos casos de apneia do sono. A posição lateral facilita a respiração, aumenta a qualidade e o tempo de sono, e melhora os sintomas. Se for o seu caso, eleja esta posição e desfrute de um sono profundo e relaxado.

A posição de barriga para baixo tem ainda outras desvantagens, explicam os investigadores. Quando dorme de cara virada para baixo, pressionada contra a almofada, aumenta o desenvolvimento de rugas e a probabilidade de torcicolos devido à posição do pescoço. Há ainda outro inconveniente, relacionado com o facto de dormirmos ao mesmo tempo que exercemos pressão sobre o estômago e o peito, impedindo uma respiração fluida durante o sono.

Se dormir de barriga para cima vai evitar a acidez e o refluxo de acidez, uma vez que o estômago vai ficar posicionado abaixo do esófago. Além disso, a coluna estará na posição natural e relaxada. Por outro lado, se têm tendência para ressonar, alertam os especialistas, esta não é a melhor posição, pois dificulta a passagem de ar.

Clique nas imagens e descubra as posições ideais durante o sono.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

7º aniversário do Dinheiro Vivo: Conferência - Sucesso Made in Portugal. 
Pedro Siza Vieira, Ministro da Economia
(Diana Quintela/ Global Imagens)

Made from Portugal: desafio para os próximos 7 anos

Lisboa, 11/12/2018 - 7º aniversário do Dinheiro Vivo : Conferência - Sucesso Made in Portugal, esta manhã a decorrer no Centro Cultural de Belém.
Rosália Amorim, Directora do Dinheiro Vivo; Antonoaldo Neves, CEO da TAP; João Carreira, Co-fundador e Chairman da Critical Software; Paulo Pereira da Silva, CEO da Renova; João Miranda, CEO da Frulact; Rafic Daud, Co-fundador e CEO da Undandy; Helder Dias, VP of Engeneering da Farfetch 
(Diana Quintela/ Global Imagens)

Um unicórnio na China, papel higiénico sexy e patê de algas

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Qual a melhor posição para dormir? Saiba o que dizem os especialistas