Dinheiro Vivo TV

Hello, Robot. Fomos à exposição que diz se os robôs são nossos amigos

A carregar player...

Chama-se Hello, Robot e é uma exposição criada na Alemanha, repleta de robôs que prometem mudar as nossas vidas. Está na Central Tejo, em Lisboa.

Numa altura em que assistimos a uma explosão (de modelos e de interesse) no mundo da robótica e da inteligência artificial, a exposição Hello, Robot tenta abordar o tema levantando questões pertinentes e deixando ao visitante as respostas.

Já conheceu algum robô? Será que precisamos de robôs? São os robôs nossos amigos ou inimigos? Podemos confiar em robôs? Estas são apenas algumas das questões levantadas na exposição. No total são mais de 200 peças nas áreas de design e arte. Mais do que responder a questões, Hello Robot tenta por-nos a pensar no papel dos robôs.

Na primeira fase da exposição é abordado o fascínio da cultura popular pelos robôs, da literatura ao cinema. Daí podermos ver o robô R2D2, de Star Wars, passando por robôs dos Transformers.

Numa segunda fase é abordada a forma como os avanços da robótica na indústria estão a mudar o mundo do trabalho.

Já a terceira seção foca-se no facto de estarmos a ser gradualmente confrontados com estas novas tecnologias – o robô enquanto amigo e ajudante no nosso quotidiano. É nessa parte onde temos exemplos de robôs que já estão a fazer a diferença, alguns ajudam-nos nas nossas compras de supermercado, outros têm forma de foca e são verdadeiros peluches inteligentes capazes de ajudar pessoas com Alzheimer.

A última e quarta secção examina o crescente esbater das fronteiras entre os humanos e os robôs. Porque, apesar de a robótica se ter tornado mais acessível, mais pessoal, mais essencial até, a pergunta mantém-se: será que contribui para melhorar o nosso mundo?

No fim de contas, a robótica é criada por humanos e para servir os humanos, mas à medida em que as máquinas ficam mais inteligentes, autónomas e aprendem sozinhas, há novas questões que se levantam.

A exposição concebida pelo Vitra Design Museum, na Alemanha foi inaugurada a 23 de janeiro e pode ser visitada até 20 de maio. Os bilhetes para entrar no museu e ver a exposição custam 5€.

Saiba mais sobre o mundo da tecnologia em insider.dn.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O presidente do Conselho Geral e de Supervisão da ADSE, João Proença, durante a sua audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República, em Lisboa, 27 de fevereiro de 2019. MÁRIO CRUZ/LUSA

ADSE já enviou novas tabelas de preços aos privados para negociação

FOTO: ESTELA SILVA/LUSA

Antram espera entendimento com sindicato sobre serviços mínimos

Mario Draghi, Presidente do Banco Central Europeu. REUTERS/Kai Pfaffenbach

BCE discutiu pacote de medidas para estimular economia na reunião de julho

Outros conteúdos GMG
Hello, Robot. Fomos à exposição que diz se os robôs são nossos amigos