Tecnologia

Instagram passa a esconder contagens de ‘likes’ em mais países

Instagram testa novo lembrete para compras na plataforma
Instagram testa novo lembrete para compras na plataforma

O Instagram está a testar um modelo em que as contagens de ‘likes’ não são visíveis. Esta semana, é anunciado que o projeto vai chegar a mais países.

Tudo começou no Canadá, em maio, no formato de teste. Era possível aos utilizadores escolherem se querem ter o número de ‘gostos’ visíveis ou não, indicou a rede social, na altura. Pelos vistos, há interesse em alargar este teste a mais países, conforme explica o anúncio mais recente. As contagens de ‘likes’ vão ser escondidas em territórios como a Irlanda, Japão, Itália, Brasil, Austrália ou Nova Zelândia.

Em linhas muito gerais, esta funcionalidade permite que os utilizadores escondam dos perfis as contagens de ‘likes’, tanto no feed como dentro dos perfis. Para o dono da conta, os ‘likes’ continuam a estar visíveis, se o utilizador tocar na lista de nomes de seguidores.

Em maio, o Instagram explicava que este teste tinha como intuito “levar as pessoas a focarem-se nas foto e vídeos que partilham e não no número de ‘likes’ que conseguem ter”.

Leia também | Quer saber quem andou a ver o seu perfil no Instagram? Esta aplicação diz-lhe

Através do Twitter, a rede social explica “estar ansiosa para aprender como é que esta mudança pode afetar a experiência de todos no Instagram”.

Ao longo dos anos de expansão do Instagram, têm sido vários os estudos que apontam a rede social como uma má influência para a saúde mental dos mais jovens.

A rede social tem apostado em estratégias para garantir que o Instagram é usado de uma forma mais saudável, como a inclusão de filtros anti-bullying, por exemplo. No entanto, a pressão do ‘like’ continua a falar mais alto, em muitos casos. Resta agora saber se este teste chegará a mais países ou quando passará a ser uma funcionalidade ‘à séria’ do Instagram.

Leia mais sobre tecnologia em Insider.dn.pt

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
GSFJ2392

“A sustentabilidade dos media depende de todos nós”

Alexandre Fonseca - CEO da Altice Portugal

Fotografia: Gerardo Santos

Alexandre Fonseca sobre 5G: “Portugal hoje posiciona-se na cauda da Europa”

Sebastião Lancastre, Easypay

Easypay. “Para sermos relevantes para os clientes temos de ouvi-los”

Outros conteúdos GMG
Instagram passa a esconder contagens de ‘likes’ em mais países