Cortiça

Mega instalação de cortiça na abertura do Museu de História Natural em Tel Aviv

Cortiça marca área exterior da exposição Fresh Paint Contemporary Art & Design Fair em Israel. Fotografia: D.R.
Cortiça marca área exterior da exposição Fresh Paint Contemporary Art & Design Fair em Israel. Fotografia: D.R.

Na exposição Fresh Paint Contemporary Art & Design Fair, em Israel, há uma instalação de cortiça, de Rona Meyuchas, com o apoio da Corticeira Amorim

Na entrada do Museu de História Natural em Tel Aviv, em Israel, os visitantes serão surpreendidos até 1 de abril com uma mega instalação de cortiça “Blocks”, da autoria de Rona Meyuchas-Koblenz, designer israelita sediada em Londres, fundadora e diretora do Kukka Studio, quando forem visitar a exposição Fresh Paint Contemporary Art & Design Fair.

Esta mostra conta com o apoio da Corticeira Amorim e do British Council de Israel. A obra surge em resposta a um desafio lançado pelo próprio Museu para a criação de uma área de lazer ao ar livre, um espaço com uma magnífica vista para os seus jardins botânicos.

“Blocks” é uma instalação com 50 metros quadrados, inteiramente concebida a partir de cortiça. No total, foram utilizados 108 blocos de cortiça (940x640x20 cm), feitos a partir de três compósitos diferentes, criando uma área informal para sentar inspirada na topografia da própria natureza.

Pormenor da iinstalação de cortiça em Israel. Fotografia: D.R.

Pormenor da instalação de cortiça em Israel. Fotografia: D.R.

Rona Meyuchas-Koblenz explica que tem “desenvolvido vários trabalhos com imagens e na observação mapas topográficos realça-se o uso de cores diferentes, indicando as diversas alturas e sombras. Por isso, decidi usar apenas três compósitos diferentes para obter o efeito visual topográfico não apenas em cores, mas também em textura.”

Para a designer, a cortiça acabou por se revelar uma ótima opção também do ponto de vista técnico. “Os blocos fornecidos pela Corticeira Amorim são suficientemente pesados para não ser necessária qualquer ligação extra entre si. Além disso, este é um material impermeável, que absorve a vibração e tem características de isolamento acústico, é resistente e durável.”

Para Carlos Jesus, Diretor de Marketing e Comunicação da Corticeira Amorim, “é um privilégio voltar a trabalhar com Rona Meyuchas-Koblenz e, desta forma, ter a oportunidade de colocar a cortiça em contacto com a comunidade criativa local, onde está a ser dada especial atenção a materiais simultaneamente sustentáveis e versáteis”.

A Fresh Paint Contemporary Art Fair é o maior evento de arte de Israel, atrai anualmente mais de 30 mil visitantes dos círculos profissionais de curadores, colecionadores, media, apaixonados de arte e design, sendo também aberta ao público geral, ficando todos eles em contacto com a cortiça nacional. Dada a sua importância, este evento conta com o apoio e participação de algumas das mais relevantes instituições de arte e museus do país.

Rona Meyuchas-Koblenz, fundadora e diretora do Kukka Studio, que no Verão liderou um workshop de cortiça no Domaine de Boisbuchet, não hesitou em desenvolver uma instalação de cortiça: “Fiquei muito entusiasmada com a possibilidade de trabalhar de novo com cortiça, uma vez que é para mim uma fonte de muita inspiração. Acresce que era clara a necessidade de escolher um material sustentável, alinhado com a essência do próprio Museu de História Natural e os seus jardins botânicos.”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

1400 empresas já pediram para aderir ao novo lay-off, apoios só a 28 de abril

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

Marcelo. “Não se pode esperar um, dois, três meses por respostas europeias”

coronavírus em Portugal (covid-19) corona vírus

140 mortos e 6408 casos confirmados de covid-19 em Portugal

Mega instalação de cortiça na abertura do Museu de História Natural em Tel Aviv