estudo

Este é o melhor distrito para se viver em Portugal

Imovirtual o melhor distrito para se viver
Fotografia: Artur Machado / Global Imagens )

Segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes foram alguns dos fatores que pesaram na decisão.

Viana do Castelo foi eleita o melhor distrito do país para se viver pelos portugueses, segundo um estudo do portal imobiliário Imovirtual, divulgado esta quarta-feira.

Em comunicado, o Imovirtual revela que Viana do Castelo obteve uma avaliação global de 4,02, numa escala de um a cinco. O distrito obteve 4,19 pontos em “Qualidade do ar”, 4,03 em “Acessos” e 3,96 em “Silêncio”.

Entre os cinco melhores, encontram-se ainda Vila Real (4,01), Viseu (3,94), Leiria (3,89) e Braga (3,87). No fim da tabela encontram-se Setúbal (3,73), Santarém (3,70), Portalegre (3,69), Bragança (3,66) e Beja (3,63).

Leia também: Esta é a melhor freguesia do Grande Porto para se viver

No geral, a região do Norte foi a melhor classificada e a do Alentejo a pior. A nível de “Segurança”, os distritos que obtiveram pior nota foram Lisboa, Porto e Setúbal, ao contrário de Viseu, Vila Real e Castelo Branco, com as melhores classificações.

O estudo revela ainda que, há uma maior satisfação com a segurança e a qualidade do ar e um maior descontentamento com os transportes públicos e espaços de saúde.

Este inquérito online foi realizado, entre abril e setembro de 2018, junto de 14.998 pessoas residentes em Portugal. Foram considerados 12 fatores: segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, lojas e restaurantes, espaços de lazer, estabelecimentos de ensino, espaços de saúde, custo de vida em geral, acessos e estacionamento.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
O governador do Banco de Portugal, Carlos Costa. (Fotografia: Mário Cruz/ Lusa)

Carlos Costa: “Não participei nos 25 grandes créditos que geraram perdas” à CGD

Pedro Granadeiro / Global Imagens

Reclamações. Anacom acusa CTT de divulgar informação enganosa

Paulo Macedo, presidente da CGD

CGD cumpre “com margem significativa” requisitos de capital do BCE

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Este é o melhor distrito para se viver em Portugal