Tecnologia

O Instagram vai mudar. São muitas as novidades

smartphone instagram

Seis novas funcionalidades vão chegar em breve à rede social Instagram.

O Instagram está a testar várias novas funcionalidades para tornar a aplicação mais completa e apelativa para os utilizadores. Uma das seis novidades em destaque neste artigo, vai permitir realizar chamadas de voz e de vídeo através da rede social. Mas, para já, só pequenos grupos de utilizadores têm acesso a elas – não se sabe quando vão chegar a todos.

Esta é uma prática comum entre as grandes tecnológicas: testar junto de um pequeno grupo de pessoas as funcionalidades que no futuro podem – ou não – integrar a versão final do produto. Se uma funcionalidade não for bem recebida, por exemplo, pode acabar por ser excluída dos planos de atualização.

O Instagram (que pertence ao Facebook, apesar de funcionar de forma independente) é uma das redes sociais mais populares em todo o mundo. A plataforma é utilizada por 500 milhões de pessoas todos os dias, mas o número de utilizadores ativos é muito maior: 800 milhões, segundo dados oficiais da empresa.

Os relatos de diferentes utilizadores e da imprensa especializada fazem antever um conjunto de atualizações para o Instagram nas próximas semanas. Conheça em pormenor seis das funcionalidades que a rede social está a testar e que em breve podem chegar ao seu smartphone:

Chamadas de voz e vídeo
Quanto mais completo é um serviço, mais tempo os utilizadores lá vão passar. Esta máxima é ainda mais importante nas redes sociais e é por isso que o Instagram está a pensar incluir uma funcionalidade que permite aos utilizadores fazer chamadas de voz e de vídeo a partir da aplicação.

Os planos da empresa foram descobertos por um programador que ‘vasculhou’ o código-fonte da aplicação. Esta análise revelou vários ícones para chamadas de vídeo e de voz, reforçando rumores que circulam desde janeiro de que esta funcionalidade está em preparação.

Modo retrato
Também no código-fonte da aplicação estão indícios de que o Instagram está a trabalhar num modo retrato que permitirá aos utilizadores captar fotografias mais ‘profissionais’. O modo retrato é bastante popular nos smartphones mais avançados, mas o objetivo da rede social passa por querer disponibilizar esta funcionalidade para o maior número de pessoas.

Um modo retrato dedicado ajuda a realçar a cara do utilizador e dá um efeito de desfoque ao plano de fundo. Traduzindo por outras palavras, o Instagram quer ajudá-lo a tirar melhores selfies.

Agendamento de publicações
O Instagram já confirmou estar a trabalhar nesta funcionalidade e que já está disponível para um grupo restrito de utilizadores. A novidade permite definir a hora e a data para a publicação de conteúdos na rede social.

Se para a maior parte dos utilizadores o agendamento de publicações pode não dizer muito, para celebridades, empresas e profissionais de marketing esta será uma ferramenta muito valiosa.

Cinemagraph
Nas opções de fotografia e vídeo do Instagram pode em breve surgir um novo modo criativo: o Cinemagraph. Esta funcionalidade permite captar uma imagem em que apenas uma parte da fotografia está em movimento. É uma mistura entre fotografia e vídeo, e que vai dar aos utilizadores novas ferramentas para criarem conteúdos mais divertidos.

Download de fotografias
Quantas fotografias já publicou no Instagram? 100? 200? Mais de mil? É provável que algumas das imagens que partilhou na rede social já não estejam guardadas no seu telemóvel, o que quer dizer que só existem nos servidores do Instagram. E se o Instagram desaparecer de um momento para o outro, vai perder todas as suas informações?

A empresa está a trabalhar numa nova ferramenta que vai permitir ao utilizador fazer o download não só das fotos publicadas por si na rede social, como também das informações pessoais que lá foram partilhadas. Especula-se que esta funcionalidade vai ficar disponível em maio, altura em que entra em vigor o novo regulamento geral de proteção de dados pessoais.

Conversas mais organizadas
Fala com os seus amigos e familiares através do serviço de mensagens do Instagram? A empresa está a preparar uma funcionalidade que vai permitir dar destaque a algumas conversas.

Os utilizadores vão poder marcar conversas como importantes e estes chats vão aparecer sempre no topo da lista de mensagens.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
5D5BF6F7-69DF-4F33-9B33-A8FE9E3B1547

O fim dos concessionários? Na era digital, por cá ainda se compra o carro no stand

O presidente da China, Xi Jinping, fez uma visita de Estado a Portugal no final de 2018. Fotografia: Filipe Amorim/Global Imagens

Angola e China arrastam exportações portuguesas. Alemanha e Itália ainda não

( Jorge Amaral/Global Imagens )

Preços das consultas da ADSE ainda em aberto

Outros conteúdos GMG
O Instagram vai mudar. São muitas as novidades