redes sociais

O que fazem portugueses na hora e meia por dia que estão nas redes sociais?

facebook-monitorizacao (2)

Instagram e WhatsApp foram as redes que mais subiram número de utilizadores. Facebook foi a única das redes do Top 5 a cair

Um português está em média 1h30 por dia nas redes sociais, segundo o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, da Marktest Consulting. Receber/enviar mensagens é a atividade mais referida (77%), seguida de comentar as publicações de amigos (69,5%), surgindo ler notícias em sites de informação 65.4% na terceira posição.

“Mais de três em cada quatro utilizadores refere aceder a estes sites entre as 20 e as 22 horas, dedicando-lhes em média cerca de uma hora e meia por dia. Os fins de semana são os dias em que mais tempo despendem nas redes sociais”, informa a Marktest em nota de imprensa.

O Facebook é a rede com maior notoriedade espontânea top of mind (1ª referência dada pelos entrevistados), com 95,1% dos utilizadores das redes sociais a ter um perfil na rede criada por Mark Zuckerberg. Mas perdeu peso: num ano perdeu 0,4 pontos percentuais (pp). Há um ano 95,5% admitia ter um perfil no Facebook.

Esta é, de resto, a única rede social do Top 5 a perder. O Instagram e o WhatsApp, ambas detidas pelo Facebook, foram as redes que mais subiram num ano. A rede de partilha de imagens aumentou de 50,2% para 59,7% o número de utilizadores com perfil no Instagram, consolidando a segunda posição de rede social com mais perfis em Portugal, enquanto o WhatsApp (na terceira posição) subiu de 48,1% para 57,4%. O YouTube, do Google, também subiu, tendo passado de 45,9% para 48,4%, bem como o LinkedIn. A rede profissional aumentou de 30,8% para 36,3% o número de utilizadores com perfi na rede.

 

Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest Consulting desde 2011. A informação foi recolhida através de uma entrevista online, realizada entre 5 e 25 de julho, com base num questionário de autopreenchimento. A amostra é constituída por 861 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
psp

Governo prevê poupar 3 milhões com fardas de militares e polícias

António Costa, primeiro-ministro, e Mário Centeno, ministro das Finanças. Fotografia: Maria João Gala / Global Imagens

Gastos com gabinetes sobem quase 2%

Pequim gostaria de trabalhar com Washington

Portugal e China discutem comércio e investimento em Pequim

Outros conteúdos GMG
O que fazem portugueses na hora e meia por dia que estão nas redes sociais?