Odeia segundas-feiras? Há um hábito que irá fazer (toda) a diferença

É bastante comum que se sinta desmotivado com a semana que aí vem, mas, de acordo com um novo estudo, é possível dar a volta a esta sensação.

Se é daquelas pessoas que sente um nó no estômago quando o alarme toca na segunda-feira de manhã, saiba que não está sozinho. Por vezes chamado de "síndrome de segunda-feira de manhã", reflete-se de várias formas, desde as insónias na noite de domingo até à "depressão por antecipação" no caminho para o trabalho.

É bastante comum que se sinta desmotivado com a semana que aí vem ainda antes de ela ter começado, mas, de acordo com um novo estudo, é possível dar a volta a esta sensação, indica a Business Insider.

Cassie Mogilner Holmes, uma professora na UCLA Anderson School of Management, quis perceber se era possível os trabalhadores americanos sentirem a mesma satisfação das férias nos fins de semana, e assim, aumentar os seus níveis de felicidade.

Leia também: Como voltar ao ritmo de trabalho depois das épocas festivas

O estudo envolveu 400 pessoas. Metade tentou tratar o fim de semana seguinte como se de umas férias se tratasse, enquanto os restantes - agindo como grupo de controlo - viveram esses dias com a normalidade usual.

Quando os trabalhadores regressaram ao trabalho na segunda-feira, os investigadores utilizaram um questionário para avaliar a sua felicidade. Os resultados demonstraram que aqueles que foram encorajados a alterar a sua rotina para que se assemelhasse a um período de férias sentiam-se mais felizes do que os restantes.

Mas as evidências que suportam as premissas dos investigadores não ficam por aqui. Um ano depois, mais 500 indivíduos foram envolvidos numa experiência semelhante. A única diferença é que desta vez os participantes tinham um limite de quanto dinheiro podiam gastar nesse período.

E ainda: É assim que vai alcançar a felicidade no trabalho

Os investigadores mediram a felicidade dos participantes durante o fim de semana, controlando as suas atividades para determinar se a mudança estava a afetar as suas rotinas. Os resultados foram semelhantes.

Parece que tratar o fim de semana como se forram férias permite-nos aproveitar melhor os dias de descanso e preparar-nos melhor para lidar com a semana seguinte.

Recomendadas

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de