Bebidas espirituosas

Pernod Ricard e o seu manifesto por um mundo mais social

ThePowerofConvivialité

'Be a convivialist' é a nova campanha da segunda maior empresa mundial na distribuição de vinhos e bebidas destiladas

Durante anos, a Pernod Ricard, multinacional de distribuição de bebidas como Absolut, Jameson ou Beefeater, entre outras, assumiu-se como ‘criadora de convívio’, sendo essa a sua visão e assinatura. Hoje, convicta de que o mundo parece ser um hoje um lugar menos amistoso, lançou uma nova campanha corporativa, intitulada Be a convivialist! e que pretende apelar à convivência e à sociabilidade.

A peça central da nova campanha é o filme documentário The Power of Conviviality, dirigido pela Elephant At Work, e que foi filmado sem elenco profissional. O filme é uma compilação de “testemunhos vibrantes” de pessoas de todas as origens e latitudes que “evocam a importância do convívio social e dos momentos de partilha, que definem como verdadeiros e autênticos, e que são fonte de alegria genuína”. A equipa de filmagens viajou por 12 destinos em todo o mundo, recolhendo imagens tão diversas como um encontro de millennials num bar de karaoke em Xangai, uma saída de amigos à noite em Marselha, convidados de um jantar elegante em Nova Orleans, a passagem de ano em Berlim, um aperitivo na praia em Tulum (México), momentos num bar em Brooklyn ou um casamento em Goa. “Cada ocasião enfatiza a necessidade universal que estes momentos preenchem num mundo hiperconectado, no qual já não temos o tempo necessário para nos encontrarmos na vida real”, diz a Pernod Ricard.

“Existe um verdadeiro anseio de conexão e partilha no mundo de hoje. A convivialidade é mais do que apenas um valor corporativo para a Pernod Ricard, é a nossa razão de ser orgulhosamente personificada pelos nossos 19 mil colaboradores, todos os dias, em todo o mundo”, diz o CEO da empresa, Alexandre Ricard, que lembra o lema de vida do seu avô, Paul Ricard, que desafiava todos os seus colaboradores a fazer um novo amigo todos os dias.

O conteúdo da nova campanha está reunido na plataforma www.theconvivialists.com que disponibiliza também imagens dos protagonistas do documentário, um manifesto para um mundo mais convivial, os resultados completos do estudo OpinionWay, que esteve na base da campanha, bem como conteúdo editorial que analisa a convivência social como necessidade humana universal. Um estudo realizado em 11 países nos cinco continentes, que contou com 11.500 inquiridos, 91% dos quais dizem acreditar que a convivialidade é uma fonte de bem-estar, embora 61% considere que o mundo está menos amistoso do que há cinco anos. Os franceses e os alemães são os mais pessimistas, com 82% e 73%, respetivamente. Mexicanos, espanhóis, brasileiros, chineses e indianos são os campeões o convívio.

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