Tecnologia

Veja quem andou a ‘bisbilhotar’ a sua conta de Facebook

Facebook

Por esta altura já deve ser um utilizador do Facebook há alguns anos. Mas será que já sabe tudo sobre a rede social?

Ainda se lembra do tempo em que se juntou ao Facebook? Provavelmente na altura havia menos funcionalidades, a plataforma resumia-se a publicar umas fotos e a distribuir alguns likes… mas esses tempos já lá vão.

Leia também | Saiba quem andou a ver o seu perfil no Instagram

O Facebook evoluiu de tal forma que se transformou numa das mais completas plataformas sociais de que há memória. E isso ajuda a perceber por que razão mais de 2,2 mil milhões de pessoas em todo o mundo fazem questão de participar nesta rede social.

Mas há sempre algo novo para descobrir. Desta vez damos-lhe a conhecer cinco segredos do Facebook que vai querer conhecer – uns por serem mais práticos, outros por mera curiosidade.

Saber quem andou a ‘bisbilhotar’ a sua conta

Há uma forma simples de saber se alguém tem acesso à sua conta de Facebook. Basta ir às «Definições», escolher o separador «Segurança e Início de Sessão» e depois escolher a opção «Onde tens sessão iniciada». Aí é possível ver onde é que o seu perfil de Facebook tem sessões iniciadas, qual a tipologia do dispositivo e o último acesso feito.

Definir um contacto em caso de morte

Esta funcionalidade funciona como um ‘testamento digital’, na qual o utilizador escolhe uma pessoa que fica responsável pelo perfil em caso de morte. Se quiser ativar esta opção basta ir às «Definições», selecionar o primeiro separador de todos, o «Geral», clicar em editar no separador «Gerir conta» e depois escolher o contacto de legado.

Leia ainda: Ecrãs dobráveis, gestos e 5G. Fomos ver a reinvenção do smartphone

Saber todos os pedidos de amizade que enviou

É muito simples: na página inicial do Facebook deve carregar na opção «Encontrar amigos» que está na parte superior direita. Na página seguinte vai encontrar um pequeno link com o nome «Ver Pedidos Enviados». É só clicar e fazer uma viagem no tempo.

Abrir a caixa de mensagens ‘secretas’

É provável que tenha algumas mensagens por ler no Facebook e de pessoas que não conhece. O sistema de filtragem da rede social faz com que algumas mensagens sejam encaminhadas para uma caixa secundária. Quando carrega no ícone do Messenger, escolha o separador «Pedidos de mensagem» e surpreenda-se com o que lá vai encontrar.

Guardar para ver mais tarde

Está a dar uma espreitadela rápida no Facebook, mas não tem tempo para ler aquela notícia ou ver aquele vídeo que lhe despertou a atenção? Então guarde para depois. Basta carregar nos três pontos que surgem do lado direito da publicação e escolher «Guardar publicação/ligação/vídeo».

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Poupança das famílias subiu no 2º trimestre

Deco pede medidas urgentes para travar crédito ao consumo

Elisa Ferreira, António Costa. Fotografia: Álvaro Isidoro/Global Imagens

Elisa Ferreira. Minas de lítio têm de “compensar impacto ambiental”

O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira (E), e a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D). Fotografia: ANTÓNIO COTRIM/LUSA

Governo deixa cair referencial geral para aumento de salários

Veja quem andou a ‘bisbilhotar’ a sua conta de Facebook