Pouçança

Quer poupar 200 euros por mês? A resposta vem do Japão

Para isso precisa de um caderno em branco, determinação e organização.

Com a taxa de poupança dos portugueses em mínimos históricos – 4,4% do rendimento disponível das famílias, entre julho e setembro de 2017 – o que representa o valor mais baixo em quase 20 anos -, faz cada vez mais sentido aplicar técnicas simples no dia a dia para aumentar o a fatia do rendimento disponível que não foi despendido em consumo, mas sim consagrado à compra de ativos ou à redução de passivos.

De acordo com o jornal espanhol El País, existe uma técnica japonesa milenar que permite poupar 200 euros por mês sem se privar de nada. Para isso precisa de um caderno em branco, determinação e organização. O sistema de poupança com provas dadas no Japão chama-se kakebo e consiste em ir anotando num caderno, para que possa ser visualizado de forma mais eficaz, quanto dinheiro se ganha, quanto se quer poupar e quanto se gasta. Na prática, trata-se de um diário de economia doméstica, igual a um diário alimentar, no qual se anota as calorias ingeridas e queimadas. A chave deste sistema está em pôr as contas diárias e o orçamento doméstico por escrito, em vez de o ter apenas “na cabeça”.

Citado pelo El País, Fumiko Chiba, autor de um destes cadernos de poupança, explica o seu funcionamento: “No Japão, um utilizador típico do kakebo senta-se à sua secretária no dia em que recebe o ordenado e planifica cuidadosamente aquilo em que gastará o dinheiro recebido ao longo do mês. Com o rendimento mensal fisicamente à sua frente, divide o dinheiro em categorias: renda, faturas, alimentos, lazer, viagens e poupança”.

Para os mais disciplinados, esta técnica japonesa pode permitir uma poupança de 200 euros no final do mês, garante Luís Pita, o especialista em finanças pessoais citado pelo El País.

Em Portugal, o kakebo já existe há alguns anos e existe mesmo uma edição anual publicada pela editora Vogais. A edição de 2018 do “Kakebo – Livro de Contas da Poupança Doméstica”tem o preço de cerca de 14 euros.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Bitcoin

As sete critptomoedas que valem mais de dez mil milhões

Fotografia:  Fernando Pereira / Global Imagens

Como a dona da Conforama causou perdas milionárias aos maiores bancos do mundo

Angela Merkel

SPD aprova negociações com Merkel para formação de governo

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Quer poupar 200 euros por mês? A resposta vem do Japão