vinhos

Quinta dos Espinhosos com certificação biológica

Alexandre Gomes e Dialina são os proprietários da A&D Wines.
(Octavio Passos/Global Imagens)
Alexandre Gomes e Dialina são os proprietários da A&D Wines. (Octavio Passos/Global Imagens)

Propriedade A&D Wines fica em Baião e dá origem, entre outros vinhos, ao Monólogo Chardonnay e ao Monólogo Sauvignon Blanc

Os sete hectares de vinha da Quinta dos Espinhosos, propriedade pertencente à A&D Wines, localizada na zona de transição entre os Vinhos Verdes e o Douro, estão já oficialmente certificados para a produção de uvas biológicas.

Esta é a primeira propriedade da empresa a receber esta certificação. O objetivo da A&D Wines é estendê-la aos restantes 38 hectares de vinha distribuídos pela Quinta de Santa Teresa e pela Casa do Arrabalde.

“A prática de agricultura biológica permite que os solos se regenerem e se enriqueçam naturalmente e que a biodiversidade perdida seja recuperada. A total ausência de produtos de síntese e herbicidas, dão aos consumidores dos nossos vinhos a garantia de consumo de um produto de qualidade, que não agride a sua saúde”, diz Alexandra Gomes, proprietário da A&D Wines, em comunicado. E acrescenta: “Do ponto de vista empresarial pretendemos atingir um equilíbrio de sustentabilidade transversal que sirva bem todos os intervenientes desde a produção ao consumo final, e a agricultura biológica é uma componente fundamental para atingir esse objetivo. Acreditamos que esta é a primeira etapa de um futuro mais sustentável e saudável tendo já os restantes 38 hectares de vinha em processo de certificação”.

Segundo a empresa, a Quinta dos Espinhosos “usufrui de um microclima único, com uma boa exposição solar e grandes amplitudes térmicas”, que contribui definitivamente para o caráter dos vinhos produzidos. É composta por parcelas das castas Avesso, Chardonnay e Sauvignon Blanc, organizadas em socalcos estreitos que acompanham as curvas de nível do terreno desenhando um autêntico serpenteado na paisagem.

Atualmente, são três os vinhos do portefólio da A&D Wines – Espinhosos, Monólogo Chardonnay P706 e Monólogo Sauvignon Blanc P704 – produzidos exclusivamente com uvas provenientes da Quinta dos Espinhosos.

A empresa anunciou, também, recentemente o alargamento da sua gama de Monólogos com dois monocastas, o Sauvignon Blanc e o Malvasia Fina, que “vêm enriquecer o trio já existente – das castas Arinto, Avesso e Chardonnay”. Os vinhos Monólogo são produzidos em parcela única, selecionada pela sua consistência na produção de uva de qualidade superior da casta respetiva.

Ao contrário do Monólogo Sauvignon Blanc, proveniente da Quinta dos Espinhosos, o Monólogo Malvasia Fina é produzido na Quinta de Santa Teresa.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Imagem DVfinal

Uma ideia para o futuro de Portugal

José Galamba de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores. (PAULO SPRANGER/Global Imagens)

“Catástrofes mais frequentes vão tornar os seguros mais caros”

(Joao Silva/ Global Imagens)

Transição das rendas antigas acaba. Cem mil famílias vão pagar mais

Outros conteúdos GMG
Quinta dos Espinhosos com certificação biológica