Tecnologia

Será que os portugueses aderiram à moda dos telemóveis grandes?

iPhone 8

A crise já lá vai e, de acordo com o um estudo da GfK relativos ao primeiro trimestre do ano, os portugueses têm novos gostos nos telemóveis.

As modas vêm e vão. Há pouco mais de uma década quanto mais pequenos, melhores eram os telemóveis. Na era dos smartphones e dos ecrãs gigantes, 2018 marcou novas tendências com os topos de gama a seguirem a linha das duas câmaras, dos notch popularizados no iPhone X e, assim, ficaram cada vez mais atrativos.

De acordo com dados da empresa GfK, os portugueses estão a comprar telemóveis de maior dimensão e de maior valor. A informação obtida a partir do painel de bens de consumo tecnológico GfK, repete e reforça a tendência registada no ano passado, caracterizada pelo crescimento do preço médio dos telemóveis adquiridos.

No primeiro trimestre, o preço médio dos smartphones subiu 16% face ao mesmo período do ano passado. Os consumidores portugueses aderiram aos cada vez mais desejados smartphones premium o que, em conjunto com os chamados wearables, contribuiu para que a categoria de Telecomunicações tivesse registado um aumento de mais 19,8% em valor face ao mesmo período do ano passado.

Verifica-se ainda uma maior propensão para a compra de tecnologia de consumo em Portugal, com os portugueses a comprarem mais 8,7% do que em 2017 (faturação de 664 milhões de euros).

A categoria Eletrónica de Consumo registou um pequeno decréscimo mas, indica o estudo, os televisores e pequenas colunas de som mantiveram uma tendência de crescimento.

Os Grandes Eletrodomésticos tiveram um crescimento de 9,2% no primeiro trimestre e por lá reinaram os eletrodomésticos encastráveis, impulsionador pelo bom momento do mercado imobiliário – os secadores de roupa também têm crescido. Nos Pequenos Eletrodomésticos houve um crescimento de 8,3%, com os aspiradores a serem o principal motor desta categoria, bem como um aumento das vendas em produtos de cuidado pessoal – cuidado dental e secadores de cabelo.

O estudo da GfK é feito em 41 países e monitoriza as vendas de bens de consumo tecnológico e, no caso português, baseia-se num painel retalhista relativo a Portugal Continental, representativo das vendas a retalha verificadas em cada uma das categorias de produto.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal  Fotografia: Orlando Almeida / Global Imagens

Mário Vaz. “Havendo frequências, em julho teríamos cidades 5G”

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (C), durante a cerimónia militar do Instituto Pupilos do Exército (IPE), inserido nas comemorações do 108.º aniversário da instituição, em Lisboa, 23 de maio de 2019.  ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Marcelo: “Quem não for votar, depois não venha dizer que se arrepende”

Certificados

Famílias investiram uma média de 3,3 milhões por dia em certificados este ano

Outros conteúdos GMG
Será que os portugueses aderiram à moda dos telemóveis grandes?