Tecnologia

Sony surpreende ao apresentar um carro-robô elétrico

Sony Vision carro
CES

Sony tenta mostrar na feira CES, em Las Vegas, que tem tecnologia para entrar no mundo dos carros elétricos autónomos. Para já é só um protótipo

Já revolucionou a indústria da música com o seu Walkman e a dos videojogos com a Playstation. Agora, a Sony anunciou o seu primeiro passo no ramo da mobilidade automóvel, revelando na abertura da Feira de Eletrónica de Consumo (CES) de Las Vegas um protótipo de um automóvel autónomo elétrico.

“A criatividade é uma força motivadora poderosa que impele a Sony. Quando é combinada com a nossa tecnologia, é imparável”: foi com estas palavras que o Presidente e CEO da Sony Corporation, Kenichiro Yoshida, iniciou a conferência da marca japonesa no certame tecnológico de Las Vegas. “Para melhor entendermos os automóveis, demos uma forma à nossa visão”, afirmou Yoshida, introduzindo na conferência o seu protótipo.

O Vision-S é o primeiro resultado do esforço da Sony na área da mobilidade sustentada, incorporando tecnologias de imagem e sensores (incluindo LiDAR), bem como software avançado de inteligência artificial para combinar os dados recolhidos pelas câmaras e sensores. Através dessa tecnologia de IA, telecomunicações e sistemas em nuvem, as funcionalidades do veículo podem ser atualizadas. A vertente da construção foi levada a cabo pela austríaca Magna Steyr, reconhecida pela sua competência na produção de automóveis de diversas marcas, incluindo os da Jaguar Land Rover ou BMW.

No total, dispõe de 33 sensores, incluindo os de imagem CMOS e ToF escondidos no veículo e capazes de detetar e reconhecer pessoas e objetos dentro e fora do carro, providenciando assim assistência à condução. Os sensores LiDAR apresentam já maiores competências na avaliação de objetos e de distâncias para o veículo, sendo este um dos pontos destacados pela marca, a par da capacidade avançada de análise dos dados através da fusão dos dados obtidos por todos os elementos de condução autónoma.

Leia também | Como será a mobilidade nas cidades em 2030? Continental faz futurismo

No interior, o sistema de áudio de alta-fidelidade ‘360 Reality Audio’ procura oferecer uma experiência imersiva através de altifalantes colocados em cada banco para envolver os passageiros num ambiente sonoro mais exclusivo. Há ainda um ecrã panorâmico à frente dos bancos dianteiros que pode apresentar conteúdo diverso através de um interface intuitivo, de acordo com a Sony.

Sobre especificações técnicas, a Sony não revelou qualquer detalhe, devendo olhar-se para este protótipo como uma ‘montra’ para a aplicação das suas tecnologias automóveis ao setor da mobilidade.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa (E), conversa com o ministro de Estado e das Finanças, Mário Centeno (D), durante o debate parlamentar de discussão na generalidade do Orçamento do Estado para 2020 (OE2020), esta tarde na Assembleia da República, em Lisboa, 09 de janeiro de 2020. MIGUEL A. LOPES/LUSA

Subida do PIB em 2019 chega aos 2,2% com revisão nas exportações de serviços

Foto - Leonardo Negrao

Deco: seguros de saúde não cobrem coronavírus, seguros de vida sim

Foto: D.R.

Easyjet. Ligações de Portugal com Itália não serão afetadas, por enquanto

Sony surpreende ao apresentar um carro-robô elétrico