estados unidos

Tipsy Robot. Neste bar os empregados de balcão são robôs

A carregar player...

Fomos a Las Vegas experimentar o primeiro bar onde as bebidas são misturadas e entregues por bartenders robóticos.

É uma janela para o futuro. No Tipsy Robot, um novo bar que abriu no centro comercial ao lado do hotel e casino Planet Hollywood, em Las Vegas, os dois empregados de balcão são robôs.

O espaço tem um design simples e aberto, sem portas, para atrair quem passeia pelas Miracle Mile Shops. Quando visitámos o bar, estava completamente vazio. Talvez pelo preço das bebidas: quase todas custam 14 dólares, o que é mais ou menos o mesmo que se paga numa das discotecas mais badaladas de Las Vegas, como a Hakkasan no MGM Grand ou a Omnia no Caesar’s Palace.

O centro das atenções está no balcão gigantesco onde estão instalados os dois robôs, que se assemelham a braços giratórios em cima de uma base. Foram desenhados pela empresa alemã Kuka Robotics Corporation, uma das gigantes mundiais na área da robótica e engenharia de sistemas. Trabalham silenciosamente e entregam as bebidas em pistas do tipo bowling. Por cima, têm acesso a centenas de garrafas dos mais variados líquidos, alcoólicos ou não, que usam para fazer as misturas.

Quando o cliente entra, pode sentar-se numa das muitas mesas equipadas com tablets e começar o pedido. Certifica que tem mais de 21 anos, a idade legal para o consumo de bebidas alcoólicas, e pode então consultar os menus – clássico, signature e não alcoólico. Algumas bebidas têm nomes engraçados, como “Chave de Fendas” ou “Toranja Galáctica.” O cliente pode também pedir misturas personalizadas, às quais tem a possibilidade de dar o nome que quiser e sem restrições na “receita” usada.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

Depois de confirmar a bebida, o cliente passa o cartão de débito ou crédito na ranhura do tablet, recebe um talão com um código de barras (em papel ou no smartphone) e o robô começa o processo de mistura, que dura cerca de minuto e meio. O software permite-lhe usar as quantidades exatas de cada líquido e gelo para criar uma bebida perfeita, que é entregue em copos de plástico de 350 mililitros. Ao lado, há um ecrã gigante a indicar o estado da bebida e assim que esta está pronta é só passar o código de barras num leitor ao fundo do balcão e receber o copo numa das sete pistas disponíveis.

Às vezes há alguns percalços, e é por isso que andam por ali empregados a supervisionar o processo. Uma das falhas que encontrámos é que o leitor não conseguiu ler o código de barras do talão em papel, que também não indica o tipo de bebida ao qual corresponde; teve de ser uma empregada a introduzir manualmente um código para “libertar” a bebida.

Mas é um sistema interessante, tanto que alguns minutos depois de fazermos o pedido o bar já estava cheio de curiosos, que também quiseram pedir bebidas aos robôs. “Isto é mesmo assim, por ondas. Tanto estamos sem ninguém como de repente há uma enchente”, disse uma das empregadas, enquanto assistia mais um cliente. Nas horas mortas, os dois robôs fazem uma espécie de dança sincronizada com a música que toca no sistema de som do “Tipsy Robot.”

Há ainda uma vitrine com merchandising alusivo ao bar, desde t-shirts a bonés e copos no formato de robôs. O espaço tem também um balcão servido por bartenders humanos, que atendem os pedidos não disponíveis no menu dos robôs Kuka – por exemplo, cerveja. E quem quiser tirar fotos com fundos alusivos à inteligência artificial, Espaço ou simplesmente cocktails pode fazê-lo no quiosque gratuito disponibilizado pelo “Tipsy Robot.” As fotos são enviadas para o endereço de email, Twitter ou Facebook do cliente, e não há limite de tempo ou imagens que se podem tirar.

O dono do espaço é Rino Armeni, presidente da Liquids Unleashed e Armeni Enterprises e chairman da Robotics Innovations. O seu percurso está cheio de nomes sonantes – esteve no Caesar’s Palace como vice presidente de comida e bebida, foi executivo da cadeia Marriott e da Walt Disney, e ainda diretor executivo de marketing da maior distribuidora de bebida do estado do Nevada, Southern Wine & Spirits. Tem estado envolvido em vários projetos de reinvenção de Las Vegas, a capital americana do entretenimento. O “Tipsy Robot” é mais uma dessas iniciativas – uma que pode bem mostrar como seremos atendidos num futuro não muito longínquo.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
EPA/MICHAEL REYNOLDS

Ação climática. Portugal vai ter de gastar mais de um bilião de euros

EPA/MICHAEL REYNOLDS

Ação climática. Portugal vai ter de gastar mais de um bilião de euros

2. Fazer pagamentos à frente do empregado

Consumo: seis em cada 10 portugueses paga as compras a prestações

Outros conteúdos GMG
Tipsy Robot. Neste bar os empregados de balcão são robôs