Vi uma promoção na área da tecnologia. Como saber se é uma boa compra?

Encontrou uma promoção num gadget de que andava à procura? Há ferramentas que pode usar para perceber se o negócio é realmente interessante.

Muitas vezes, o consumidor é inundado por promoções na área da tecnologia. No entanto, nem sempre se trata da melhor altura para comprar. Felizmente, há ferramentas disponíveis na Internet que ajudam a perceber se é um bom momento para comprar ou se é melhor esperar por outra oportunidade.

Está a navegar por um site ou entra numa loja e vê as chamativas letras garrafais a indicar promoções ou descontos. Se for justamente num produto tecnológico que tinha debaixo de olho, o mais provável é que pense que é um bom momento para comprar.

Em primeiro lugar, convém perceber se aquele produto é mesmo ideal para si - e não embarcar apenas na compra porque está em promoção. Faça uma rápida pesquisa online e perceba se é um modelo com as características que pretende ou se é possível encontrar melhores opções, dentro da mesma faixa de preço, por exemplo.

Se as características forem aquelas que pretende, é tempo de olhar com atenção para o histórico de preços e evolução do produto. Há opções nacionais e internacionais que pode utilizar - a versão internacional é especialmente útil para acompanhar as evoluções da Amazon, por exemplo.

Leia também | Wi-Fi lento em casa? Estes são os principais ‘culpados’

A nível nacional, há uma opção que pode utilizar: no site da DECO Proteste, encontra uma ferramenta que permite acompanhar a variação de preços. Basta inserir o link do produto online ou pode pesquisar pelo nome da loja e do produto.

O resultado que aparece através de um gráfico permite verificar as variações de preços em diferentes intervalos de tempo - uma semana, um mês ou três meses. Em alguns casos, especialmente se o produto for recente no mercado, podem não existir ainda dados suficientes para analisar. Também existe um semáforo, que indicará o interesse do negócio, do ponto de vista do consumidor.

Também é possível usar a própria ferramenta da Google, a Shopping, para as compras - sempre que olhar para o motor de busca, há um campo dedicado a compras. Pode inserir o nome do produto ou a ligação de um item online e encontrar lojas onde esse produto é vendido, além de sugestões relacionadas. Tem a vantagem de agregar também os comentários de outros compradores do mesmo produto, para que possa ter uma ideia de como funciona o televisor ou smartphone que está a pensar comprar.

Leia também | Os melhores smartphones abaixo dos 350 euros

Se faz compras em sites internacionais, como a Amazon, por exemplo, também há ferramentas dedicadas. O Camel Camel Camel é um desses casos. Para começar, basta escolher uma das opções territoriais disponíveis e depois inserir o link do produto online. Rapidamente vai poder acompanhar as variações de preço e perceber se vale mesmo a pena comprar… ou se compensa esperar ou eventualmente procurar noutra loja.

Mais Notícias

Outros Conteúdos GMG

Patrocinado

Apoio de