Coronavírus

Wine Hour at Home: Partilhe um copo de vinho em comunidade, mesmo em quarentena

Vinho português vende cada vez mais

Projeto é uma parceria da Chefs Agency e da Martins Wine Advisor, e promete reunir os portugueses à volta de uma garrafa de vinho através do instagram.

Nestes tempos de isolamento social por causa do covid-19, nasceu uma ideia que põe os portugueses a beber um copo de vinho em comunidade, de forma virtual. O Wine Hour at Home propõe, duas a três vezes por semana, através do instagram, a partilha de uma garrafa de vinho, com a presença de um produtor. A iniciativa é da Chefs Agency e da Martins Wine Advisor, e para participar basta estar ligado ao instagram live do Wine Hour at Home, às 18h.

A ideia nasceu de uma conversa entre o consultor de vinhos Cláudio Martins e a diretora de eventos da Chefs Agency, Adriana Fournier. “Estávamos no início do período de quarentena do coronavírus, e comentámos que fazia falta um momento social, que poderia ser em torno do vinho, que unisse as pessoas e se focasse em aspectos mais pessoais de produtores, vinhos e enólogos, e não tanto em aspectos técnicos”, explica Cláudio Martins. “Um momento de wine after work fazia-nos todo o sentido. Até porque as garrafas de vinho partilhadas são as melhores, e porque estamos mais do que nunca a precisar de momentos de descontração para sobreviver à ansiedade social do momento”, acrescenta Adriana Fournier, diretora de eventos da Chefs Agency.

O evento contará sempre com um produtor de vinho diferente, que “será convidado a abrir uma garrafa especial, a prová-la e a comentá-la. O consultor de vinhos Cláudio Martins e o sommelier Rodolfo Tristão darão depois os seus contributos, “o primeiro com um ponto de vista mais próximo do consumidor final, o segundo com um know-how mais técnico”.

Os promotores desta iniciativa explicam que “os participantes poderão colocar as dúvidas que entenderem ao produtor, partilhar fotografias do que estão a beber, e claro, estarem acompanhados ao beber o seu copo de vinho. Todos são bem-vindos, independentemente do seu grau de conhecimentos de vinho”.

O projeto arrancou esta quarta-feira, às 18:00, com o produtor de vinhos Dirk Niepoort, que na Quinta de Nápoles, no Douro, em direto, escolheu um vinho da Niepoort.

Para eventos futuros estão confirmados os produtores Loic Pasquet, de Bordéus (França) ou Dominik Huber, da Priorat (Espanha).

O próximo Wine Hour at Home decorre na sexta-feira, dia 20, e dizem os promotores que “a ideia é que o consumidor final já possa adquirir, caso queira, os vinhos que vão ser provados nesse dia – que serão da Niepoort novamente -, para fazer uma prova coletiva, à distância”.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
coronavirus turismo turistas

ISEG. Recessão em Portugal pode chegar a 8% este ano

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho. JOÃO RELVAS/LUSA

Pedidos de lay-off apresentados por 33.366 empresas

coronavirus lay-off trabalho emprego desemprego

Rendimento básico incondicional? “Esperamos não ter de chegar a esse ponto”

Wine Hour at Home: Partilhe um copo de vinho em comunidade, mesmo em quarentena