banca

BPI: António Costa recebe hoje presidente da espanhola Fundação La Caixa

La Caixa

Tal como o Dinheiro Vivo deu conta já em junho de 2016, La Caixa quer reforçar investimento em Portugal para cerca de 45 milhões anuais

O presidente da Fundação La Caixa, dona do grupo CaixaBank, que controla o BPI, reúne-se esta quinta-feira à tarde com o primeiro-ministro português, António Costa, na residência oficial, em Lisboa.

Tal como o Dinheiro Vivo deu conta já em junho de 2016, e dado o sucesso da OPA sobre o BPI, a ideia dos catalães passa por reforçar a aposta do La Caixa em Portugal, quer a nível de negócios quer na obra social, uma vertente muito vincada da Fundação, em Espanha, onde desde 2008 que são investidos 500 milhões de euros por ano. Deste bolo, virão para Portugal cerca de 45 milhões anuais.

No encontro de hoje estarão, além do presidente do La Caixa, o próprio Pablo Forero e Fernando Ulrich, ainda presidente executivo do BPI e futuro presidente não executivo (‘chairman’).

Fernando Ulrich e Plablo Forero apresentaram hoje os resultados do BPI entre janeiro e março, período em que o banco teve prejuízos de 122,3 milhões de euros, o que compara com lucros de 45,8 milhões de euros do mesmo trimestre de 2016.

Em comunicado, o grupo explicou que o resultado foi afetado pela venda em janeiro de 2,0% do capital do Banco de Fomento de Angola (BFA) à operadora Unitel (operação pela qual o BPI passou de acionista maioritário do BFA a minoritário), o que teve um “impacto negativo de 212,3 milhões de euros” e obrigou à “desconsolidação dessa entidade, que passa a ser reconhecida nas contas do Grupo BPI pelo método de equivalência patrimonial”.

Já excluindo o impacto da venda parcial do banco angolano, as contas trimestrais do BPI são positivas, apresentando, então, um lucro consolidado de 90 milhões de euros.

O grupo conseguiu lucros de 43,8 milhões de euros na atividade em Portugal (cinco vezes mais do que os 7,9 milhões do mesmo período de 2016) e 46,2 milhões na atividade internacional (que compara com 37,9 milhões de período homólogo).

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
O primeiro-ministro, António Costa, Pedro Siza Vieira, ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, e Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social.  MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salários, crédito, moratórias e rendas. O que vai ajudar famílias e empresas

EPA/Enric Fontcuberta

Mais de 100 mil recibos verdes candidataram-se ao apoio à redução da atividade

A ministra da Saúde, Marta Temido.. JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

295 mortos e 11 278 casos confirmados de covid-19 em Portugal

BPI: António Costa recebe hoje presidente da espanhola Fundação La Caixa