Óbito

Adeus a João Sampaio.”Deixou em todas as marcas um passado cheio de futuro”

João Sampaio

Fotografia: D.R.
João Sampaio Fotografia: D.R.

O homem do marketing João Sampaio faleceu. Dois homens da publicidade, João Dionísio & José Carlos Campos, recordam a marca que deixou no sector

Trabalharam durante 25 anos com João Sampaio, antigo diretor geral de marketing da Unicer (hoje Super Bock Group) e nos últimos anos ligado à Wayfield, que faleceu recentemente.

Um homem do marketing que deixou marcas em muitas das insígnias nacionais e internacionais no sector das bebidas e que João Dionísio & José Carlos Campos quiseram fazer o justo reconhecimento.

Leia aqui na íntegra.

“João Sampaio: garra com autenticidade

A dificuldade em escrever sobre as outras pessoas é proporcional à sua grandeza e importância na nossa própria vida. Isto a propósito do falecimento de um amigo e gigantesco profissional de marketing. Se houver uma pessoa que personalize nesta área, o que de mais relevante se fez em termos de construção de marcas, gestão da sua reputação junto dos consumidores e resultados no mercado, foi o João Sampaio. Marcas como SuperBock, Vitalis, Pedras, Blue, Nutry ou Tigra ficarão para sempre para todos os consumidores com o toque de midas deste amigo. O sucesso do seu trabalho assentava em algumas premissas das quais nunca abdicava: 1) conhecer as necessidades dos consumidores; 2) apoiar e valorizar as equipas de trabalho; 3) mobilizar para os lançamentos toda a empresa e 4) sujeitar a intuição ao escrutínio dos consumidores.

Tivemos o privilégio de trabalhar com o João Sampaio durante 25 anos, na Unicer com memórias da Unilever e na Refriango com memórias do que virá. O João deixou em todas as marcas que trabalhou um passado cheio de futuro. Sempre agiu e pensou no futuro das marcas mesmo estando a trabalhar o seu presente. Não foi raro pedir planos de comunicação prolongados no tempo que dessem tempo às marcas para se tornarem viçosas, publicidade que pudesse reinventar-se, fórmulas de produto que pudessem ser inspiradoras para o que viesse a ser desejado pelos consumidores. Esta visão de maratonista permitiu construir marcas que vão ter uma vida longa. A vida que o João não teve fisicamente entre nós mas vai deixar para um futuro que nos vai ultrapassar.

O João tinha uma cultura de respeito pelos outros, a sensibilidade para auxiliar e de se tornar discretamente imprescindível. Quem conviveu com ele sabe isso: o João gostava muito de estar sempre presente, mesmo que fosse invisível. Os homens ficam para sempre pelas suas obras, mas o nosso João Sampaio ficará também pela pessoa, marcado no nosso coração pela sua garra autêntica. Uma capacidade única para fazer bem de forma discreta. Um amigo autêntico!

João Dionísio & José Carlos Campos”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Ilustração: Vítor Higgs

Indústria têxtil em força na principal feira de Saúde na Alemanha

O Ministro das Finanças, João Leão. EPA/MANUEL DE ALMEIDA

Nova dívida da pandemia custa metade da média em 2019

spacex-lanca-com-sucesso-e-pela-primeira-vez-a-nave-crew-dragon-para-a-nasa

SpaceX lança 57 satélites para criar rede mundial de Internet de alta velocidade

Adeus a João Sampaio.”Deixou em todas as marcas um passado cheio de futuro”