publicidade

Coca-Cola. Chegou a Portugal com a liberdade. Veja como foi há 40 anos

A carregar player...

Marca de refrigerantes começou a ser comercializada em Portugal em 1977. Em Azeitão a Coca-Cola produz 90% das bebidas vendidas no país.

“Primeiro estranha-se, depois entranha-se” escreveu Fernando Pessoa quando foi convidado em 1929 pela Coca-Cola para fazer uma campanha para a marca, na agência Hora onde trabalhava. A campanha foi proibida por Ricardo Jorge, diretor de Saúde de Lisboa.

Estava proibida a venda da bebida em Portugal, no entanto, a Coca-Cola podia ser comprada na época em Angola e Moçambique.

A “Coca-Cola… a Tal” só começou a ser comercializada em Portugal em 1977, a 4 de julho. A Coca-Cola está a celebrar esse marco com uma campanha publicitária, sublinhando a ligação da bebida ao mercado português.

“É um motivo de orgulho para a Companhia e um marco inesquecível para todos nós a Coca-Cola celebrar 40 anos em Portugal. São quatro décadas de uma relação de grande proximidade, em que acompanhámos de perto as mudanças culturais e sociais do país, em que vivemos juntos momentos marcantes e em que assistimos à forma como o país se desenvolveu e modernizou. Temos um sentimento de satisfação pelo contributo dado pela Coca-Cola para essa realidade e nada melhor do que celebrar esta ligação forte da marca com os portugueses este ano”, diz Tiago Lima, diretor de relações externas da The Coca-Cola Company para Portugal.

Coca-Cola

A Coca-Cola está ligada ao nível de comunicação a vários momentos relevantes do país, momentos como o Campeonato do Mundo de Juniores (1991), no qual Portugal se sagrou bicampeão mundial; a Expo’98, onde apresentou uma exposição de garrafas contour, em grande escala, representativas de cada país; ou o Euro 2004, evento que se realizou em Portugal, onde a Seleção se sagrou vice-campeã europeia.

Lançou campanhas como Partilha uma Coca-Cola com, que colocou os nomes próprios mais comuns em Portugal, e mais recentemente a campanha Partilha uma Coca-Cola bem gelada em”, que presta homenagem aos destinos turísticos nacionais.

A marca a nível mundial, movimento que chegou a Portugal, mudou as embalagens, tendo uniformizado em torno de uma marca única as diversas opções da bebida.

Leia ainda: Coca-Cola mudou a embalagem. Sabe porquê?

Produzida em Portugal desde 1977, a Coca-Cola tem produção no país na fábrica Refrige, localizada em Azeitão, distrito de Setúbal, onde é engarrafada 90% das bebidas que chegam aos vários pontos de venda do país. Integrada na Coca-Cola European Partners, a Refrige tem instalações em Braga, Porto, Estarreja, Coimbra, Lisboa, Azeitão e Loulé, bem como presença comercial na Região Autónoma dos Açores e da Madeira.

O Sistema Coca-Cola emprega 400 pessoas em Portugal e contribui para a criação de mais de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

Jogo Online é regulado desde 2015

Jogo Online atrai 100 mil novos apostadores a cada trimestre

O primeiro-ministro indigitado, António Costa, à chegada para uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para apresentação da lista de nomes propostos para secretários de Estado do XXII Governo Constitucional, no Palácio de Belém, em Lisboa, 21 de outubro de 2019. RODRIGO ANTUNES/LUSA

Conheça os secretários de Estado do novo Governo

Outros conteúdos GMG
Coca-Cola. Chegou a Portugal com a liberdade. Veja como foi há 40 anos