publicidade

Coca-Cola. Chegou a Portugal com a liberdade. Veja como foi há 40 anos

A carregar player...

Marca de refrigerantes começou a ser comercializada em Portugal em 1977. Em Azeitão a Coca-Cola produz 90% das bebidas vendidas no país.

“Primeiro estranha-se, depois entranha-se” escreveu Fernando Pessoa quando foi convidado em 1929 pela Coca-Cola para fazer uma campanha para a marca, na agência Hora onde trabalhava. A campanha foi proibida por Ricardo Jorge, diretor de Saúde de Lisboa.

Estava proibida a venda da bebida em Portugal, no entanto, a Coca-Cola podia ser comprada na época em Angola e Moçambique.

A “Coca-Cola… a Tal” só começou a ser comercializada em Portugal em 1977, a 4 de julho. A Coca-Cola está a celebrar esse marco com uma campanha publicitária, sublinhando a ligação da bebida ao mercado português.

“É um motivo de orgulho para a Companhia e um marco inesquecível para todos nós a Coca-Cola celebrar 40 anos em Portugal. São quatro décadas de uma relação de grande proximidade, em que acompanhámos de perto as mudanças culturais e sociais do país, em que vivemos juntos momentos marcantes e em que assistimos à forma como o país se desenvolveu e modernizou. Temos um sentimento de satisfação pelo contributo dado pela Coca-Cola para essa realidade e nada melhor do que celebrar esta ligação forte da marca com os portugueses este ano”, diz Tiago Lima, diretor de relações externas da The Coca-Cola Company para Portugal.

Coca-Cola

A Coca-Cola está ligada ao nível de comunicação a vários momentos relevantes do país, momentos como o Campeonato do Mundo de Juniores (1991), no qual Portugal se sagrou bicampeão mundial; a Expo’98, onde apresentou uma exposição de garrafas contour, em grande escala, representativas de cada país; ou o Euro 2004, evento que se realizou em Portugal, onde a Seleção se sagrou vice-campeã europeia.

Lançou campanhas como Partilha uma Coca-Cola com, que colocou os nomes próprios mais comuns em Portugal, e mais recentemente a campanha Partilha uma Coca-Cola bem gelada em”, que presta homenagem aos destinos turísticos nacionais.

A marca a nível mundial, movimento que chegou a Portugal, mudou as embalagens, tendo uniformizado em torno de uma marca única as diversas opções da bebida.

Leia ainda: Coca-Cola mudou a embalagem. Sabe porquê?

Produzida em Portugal desde 1977, a Coca-Cola tem produção no país na fábrica Refrige, localizada em Azeitão, distrito de Setúbal, onde é engarrafada 90% das bebidas que chegam aos vários pontos de venda do país. Integrada na Coca-Cola European Partners, a Refrige tem instalações em Braga, Porto, Estarreja, Coimbra, Lisboa, Azeitão e Loulé, bem como presença comercial na Região Autónoma dos Açores e da Madeira.

O Sistema Coca-Cola emprega 400 pessoas em Portugal e contribui para a criação de mais de 5 mil postos de trabalho diretos e indiretos.

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje

Página inicial

O advogado e porta-voz do Sindicato Nacional dos Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP), Pardal Henriques (C), acompanhado pelo presidente do sindicato, Francisco São Bento (D), à saída da reunião com o governo. (MANUEL DE ALMEIDA/LUSA)

Pardal Henriques deixa de ser porta-voz do Sindicato dos Motoristas

TIAGO PETINGA/LUSA

Sindicato faz greve “cirúrgica” às horas extra entre 7 e 22 de setembro

Outros conteúdos GMG
Coca-Cola. Chegou a Portugal com a liberdade. Veja como foi há 40 anos