Aditya trabalhava na altura na secção da cronologia ("News Feed"). Escreveu a proposta para a equipa dos "eventos", para onde acabou por ser transferido. Apresentou as ideias a apenas três colegas, sintoma da falta de desenvolvimento desta funcionalidade do Facebook.
Aditya chegou com um objetivo muito claro: "Temos de ajudar as pessoas a passar mais tempo juntas no mundo real. Queremos ser o produto do Facebook com o objetivo explícito de sair daqui", conta o portal Business Insider.
A equipa começou a analisar os dados cada vez mais a fundo sobre os tipos de eventos que eram planeados e em quais os utilizadores marcavam, de facto, presença. E, por surpresa, repararam que os eventos com mais adesão eram os mais ligados a comunidades, como festivais, vendas de garagem ou mercados do que propriamente para festas entre amigos.
Aditya e os colegas começaram então a desenvolver novos modos para potenciar a criação de eventos públicos, acrescentando informação e novos métodos de descoberta, contrariando o modelo inicial do Facebook, mais restritivo e baseado em festas universitárias.
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As notificações dos eventos foram a principal mudança. Ou seja, passámos a saber a que eventos é que os amigos vão enquanto estamos a ver a nossa cronologia ou o momento em que entramos num evento e reparamos que existem eventos relacionados.
Quando as cabras geram "buzz"
Aditya Koolwal conta ainda outra história sobre os eventos do Facebook. Todos os anos, um centro para a educação sobre a agricultura sustentável organiza um festival de cabras em São Francisco. Este festival, normalmente, atrai uma centena de pessoas. Mas tudo mudou este ano. Como realizou-se no mesmo fim de semana do festival de música Coachella, gerou a hashtag "Goatchella". Momento que gerou forte impacto nas redes sociais e que atraiu milhares de visitantes.
O funcionário justifica este impacto com os algoritmos das notificações: "Queremos continuar a explorar o quão eficiente pode ser as pessoas terem conhecimento destes eventos. Sem estas ferramentas, as pessoas não teriam conhecido eventos como este de outra forma", explica.
O uso da ferramenta de eventos poderá levar mesmo os organizadores de grandes eventos a usar mais a cronologia do Facebook para impulsionar as próprias publicações na respetiva cronologia, conclui o portal norte-americano.