Coronavírus

Do turismo, ao retalho e às telco. Parar para voltarmos a estar juntos

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Marcas já estão a reposicionar mensagens das campanhas em fase de surto do Covid-19. O importante é ficar em casa para mais tarde estarmos juntos.

Como se comunica um país ou um marca quando o momento é de contenção social? Como se cria uma campanha quando as agências criativas, tal como a maioria dos portugueses, estão em casa para travar a expansão de um vírus que já infetou mais de 1600 pessoas só em Portugal e se tenta ‘achatar’ a curva de infeção? O Turismo de Portugal, Continente, Worten, NOS são algumas das marcas que já arrancaram com campanhas de comunicação com mensagens de esperança e um conselho: Fique em casa.

Can’t Skip Hope é a resposta do Turismo de Portugal e da Partners. “Uma mensagem de esperança ao mundo. Este foi o insight estratégico e criativo que transformou a assinatura #CantSkipPortugal em #CantSkipHope. Um filme que usa apenas imagens de Portugal, de norte ao sul, do interior, ao litoral e ás ilhas, imagens recolhidas de anteriores campanhas desenvolvidas para o Turismo de Portugal”, descreve Tomás Froes, responsável da agência Partners, ao Dinheiro Vivo.

 

 

Desde sábado com mais de 300 mil visualizações no YouTube, a campanha, com direção criativa de Ivo Purvis, copy João Moura e edição de Pedro Jarnac Freitas, foi totalmente criada e desenvolvida em teletrabalho e “deve ser vista como uma campanha feita “Das casas de todos os Portugueses para o Mundo”. Porque mais do que uma campanha do Turismo de Portugal, é uma campanha dos Portugueses.”

Não sendo possível a ida para o terreno, as imagens usadas no filme resultam de anteriores campanhas Visit Portugal desenvolvidas pela Partners e cedidas, gratuitamente, pelas produtoras Blanche filmes, Bombom, Bro e Show Off. A produção de som é de Martim Crawford.

“A produção teve uma equipa muita reduzida e em permanente contacto “virtual”, para se chegar ao conceito e a edição final do filme, e todo o processo, inclusive a gravação do copy feita através de smartphone (com locução de James Palmer), e da música com composição original (de Steven Gillon), foi sendo monotorizado e acompanhado por agência e cliente em plataformas virtuais”, conclui.

No retalho, o Continente foi uma das primeiras marcas a avançar com uma campanha institucional. “A mensagem da campanha é “Para o bem de todos, o melhor de cada um” e pede aos Portugueses que continuem a ser responsáveis neste momento pois, se derem o seu melhor, todos sairemos bem. A campanha agradece também a todos os profissionais (nossos e da concorrência) que, nestes tempos de adversidade, têm trabalhado diariamente para que os Portugueses possam continuar a abastecer-se nas lojas”, descreve fonte oficial da cadeia da Sonae. Com direção criativa de João Madeira da Silva, a campanha tem uma produção conjunta entre a Show Off e da agência criativa Fuel.

Mas não é a única cadeia de retalho alimentar com mensagens de apoio aos portugueses e de agradecimento aos colaboradores e fornecedores, o mesmo fez o Lidl e o Auchan, que não hesita em chamá-los de Super Heróis.

“’Bom’ é termos uma equipa e parceiros com uma força que não se esgota e que repõem diariamente a confiança que tanto precisamos para estes dias. E que Bom é podermos agradecer-lhes toda esta dedicação. É graças a vocês que a Auchan continua de portas abertas. Obrigado por mais um dia ao serviço de Portugal”, diz a cadeia francesa.

 

No retalho especializado a Worten, cadeia de retalho eletrónico da Sonae, também avançou com uma campanha com um mote: “O nosso forte é a sua segurança #Fica em Casa”. Um campanha feita em teletrabalho pel agência Fuel e que lembra que, num momento em que a maioria das lojas físicas estão fechadas por questões de saúde pública, a cadeia mantém a funcionar o canal online. E com entregas grátis para compras acima e 25 euros até 20 de abril.

“Quando te dissemos pela primeira vez “Worten sempre” sabíamos perfeitamente o peso dessas palavras. Sabíamos que era a promessa de que, em qualquer momento da tua vida, se precisasses da Worten, estaríamos lá. Não sabíamos que um dia teríamos que o fazer desta forma, mas aqui estamos para cumprir”, diz a campanha. “Hoje temos que estar onde é mais seguro para ti – em tua casa. A partir de agora, todas as compras feitas em worten.pt têm entregas grátis, para teres o que precisas sem pores em risco a segurança de todos”, diz a cadeia.

“Nós, os portugueses. Nós, as famílias, as empresas, os adeptos, os fãs. Agora, mais do que nunca, tudo faremos para que o país continue a avançar, ligando tudo e todos ao que é mais importante. Vamos ficar em casa, vamos ficar seguros” é a mensagem da operadora NOS na campanha que colocou na rua e a que chama Os Portugueses.

E a Meo também avançou com uma campanha: É tempo de Ficar em Casa, diz a operadora detida pela Altice Portugal.
“É tempo de cuidar, de apoiar, de sonhar e de ter tempo para amar. O importante é estarmos ligados. #FicaEmCasa. O MEO fica contigo. #TimeIN”.

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