Criativos no Mundo

Dos EUA ao Japão. Luciana Cani é a nova DCE da Saatchi & Saatchi Tóquio

Luciana Cani é a nova diretora criativa executiva
Luciana Cani é a nova diretora criativa executiva

A antiga diretora criativa executiva da Lapiz assumiu em janeiro funções como diretora criativa executiva da Saatchi & Saatchi Tóquio

Luciana Cani é a nova diretor criativa executiva (DCE) da Saatchi & Saatchi Tóquio, confirmou a Criativa no Mundo ao Dinheiro Vivo. A mudança surge depois de mais de dois anos na liderança criativa da Lapiz, primeiro como DCE da agência de Chicago e depois como sénior vice-presidente.

“Depois de dois anos em meio em Chicago algumas mudanças profundas aconteceram no mercado hispânico. Na verdade, cheguei no meio da transformação. A nova geração de latinos precisa cada vez menos de uma publicidade em canais específicos de língua espanhola. Apesar do insight para latinos e para os americanos nem sempre ser o mesmo, a língua deixou de ser um meio para os segmentar, o que causou a grande mudança no mercado hispânico. Isso afetou a minha agência, obviamente, e me fez pensar no próximo desafio”, explica Luciana Cani.

O convite para se mudar de Chicago para Tóquio surgiu de Erick Rosa, que passou pelo mercado português entre 2007 e 2012, na reta final como diretor criativo executivo da Leo Burnett Lisboa (grupo Publicis One) e, desde abril de 2018, o novo Chief Creative Officer da Publicis One, da qual faz parte a Saatchi.

“Já tinha trabalhado para o Erick Rosa em Lisboa. Aliás, foi ele que me promoveu a diretora criativa pela primeira vez. Quando ele saiu da Leo Burnett, acabei por substitui-lo na posição de DCE. Desde então, sempre fomos muito próximos”, lembra Luciana Cani. “É um mentor para mim e transformou-se também num dos meus melhores amigos. Em todos estes anos sempre o procurei para pedir conselhos de trabalho. Tudo o que acredito em termos de liderança aprendi com ele”, reforça. “Fez-me o convite para vir para Tóquio cuidar de uma das marcas da Publicis. Achei que essa era uma proposta que não aparece muitas vezes.”

Lexus, Shu Uemura (marca de beleza), Expedia e Cathay Pacific são alguns dos principais clientes da Saatchi & Saatchi Tóquio e que Luciana Cani vai assegurar a liderança criativa. Na agência, onde é a única EDC, tem um “parceiro, o diretor geral da Saatchi, Gavin Cranston, um australiano que já está há muito anos a trabalhar neste mercado.”

“A Saatchi é a menos japonesa das três marcas da Publicis (Beacon, Saatchi & Saatchi e MSL) o que quer dizer que o Japão funciona como um hub para algumas dessas marcas. O trabalho não é só focado no mercado interno”, refere a Criativa no Mundo.

Em 2013 Luciana Cani esteve de férias no Japão. “Nunca passou pela cabeça morar em Tóquio. Mas essa é a grande vantagem dessa profissão. Estou bem feliz mesmo”, diz.

E nada ‘lost in translation’. “Engraçado que estou a ler um livro que fala sobre viagens e de como voltamos a ser curiosos como crianças quando exploramos um lugar novo. Sinto-me exatamente assim andando pelas ruas de Tóquio. Na segunda-feira tive a minha primeira reunião com tradução simultânea! É tudo tão novo, tão diferente que não tem como não ser enriquecedor!”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Dívida pública está nos 130,3%

Endividamento da economia atinge novo recorde em abril

O ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva, fala perante a Comissão de Trabalho e Segurança Social, na Assembleia da República, em Lisboa, 26 de junho de 2019. TIAGO PETINGA/LUSA

Mais 93 mil novas pensões atribuídas até julho

Luís Lima, APEMIP

Imobiliárias temem fuga de clientes com nova lei de combate ao branqueamento

Outros conteúdos GMG
Dos EUA ao Japão. Luciana Cani é a nova DCE da Saatchi & Saatchi Tóquio