Criativos no Mundo

Dos EUA ao Japão. Luciana Cani é a nova DCE da Saatchi & Saatchi Tóquio

Luciana Cani é a nova diretora criativa executiva
Luciana Cani é a nova diretora criativa executiva

A antiga diretora criativa executiva da Lapiz assumiu em janeiro funções como diretora criativa executiva da Saatchi & Saatchi Tóquio

Luciana Cani é a nova diretor criativa executiva (DCE) da Saatchi & Saatchi Tóquio, confirmou a Criativa no Mundo ao Dinheiro Vivo. A mudança surge depois de mais de dois anos na liderança criativa da Lapiz, primeiro como DCE da agência de Chicago e depois como sénior vice-presidente.

“Depois de dois anos em meio em Chicago algumas mudanças profundas aconteceram no mercado hispânico. Na verdade, cheguei no meio da transformação. A nova geração de latinos precisa cada vez menos de uma publicidade em canais específicos de língua espanhola. Apesar do insight para latinos e para os americanos nem sempre ser o mesmo, a língua deixou de ser um meio para os segmentar, o que causou a grande mudança no mercado hispânico. Isso afetou a minha agência, obviamente, e me fez pensar no próximo desafio”, explica Luciana Cani.

O convite para se mudar de Chicago para Tóquio surgiu de Erick Rosa, que passou pelo mercado português entre 2007 e 2012, na reta final como diretor criativo executivo da Leo Burnett Lisboa (grupo Publicis One) e, desde abril de 2018, o novo Chief Creative Officer da Publicis One, da qual faz parte a Saatchi.

“Já tinha trabalhado para o Erick Rosa em Lisboa. Aliás, foi ele que me promoveu a diretora criativa pela primeira vez. Quando ele saiu da Leo Burnett, acabei por substitui-lo na posição de DCE. Desde então, sempre fomos muito próximos”, lembra Luciana Cani. “É um mentor para mim e transformou-se também num dos meus melhores amigos. Em todos estes anos sempre o procurei para pedir conselhos de trabalho. Tudo o que acredito em termos de liderança aprendi com ele”, reforça. “Fez-me o convite para vir para Tóquio cuidar de uma das marcas da Publicis. Achei que essa era uma proposta que não aparece muitas vezes.”

Lexus, Shu Uemura (marca de beleza), Expedia e Cathay Pacific são alguns dos principais clientes da Saatchi & Saatchi Tóquio e que Luciana Cani vai assegurar a liderança criativa. Na agência, onde é a única EDC, tem um “parceiro, o diretor geral da Saatchi, Gavin Cranston, um australiano que já está há muito anos a trabalhar neste mercado.”

“A Saatchi é a menos japonesa das três marcas da Publicis (Beacon, Saatchi & Saatchi e MSL) o que quer dizer que o Japão funciona como um hub para algumas dessas marcas. O trabalho não é só focado no mercado interno”, refere a Criativa no Mundo.

Em 2013 Luciana Cani esteve de férias no Japão. “Nunca passou pela cabeça morar em Tóquio. Mas essa é a grande vantagem dessa profissão. Estou bem feliz mesmo”, diz.

E nada ‘lost in translation’. “Engraçado que estou a ler um livro que fala sobre viagens e de como voltamos a ser curiosos como crianças quando exploramos um lugar novo. Sinto-me exatamente assim andando pelas ruas de Tóquio. Na segunda-feira tive a minha primeira reunião com tradução simultânea! É tudo tão novo, tão diferente que não tem como não ser enriquecedor!”

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Reportagem na fábrica de bicicletas Órbita.
Maria João Gala / Global Imagens )

Sócios da Órbita procuram novo acionista

9_beer cerveja copo

Quebra do mercado chinês penaliza cerveja nacional

João Vieira Lopes, presidente da Confederação do Comércio e Serviços.
(Jorge Amaral/Global Imagens)

Vieira Lopes: “Metas do governo são realistas mas é preciso investimento”

Outros conteúdos GMG
Conteúdo TUI
Dos EUA ao Japão. Luciana Cani é a nova DCE da Saatchi & Saatchi Tóquio