publicidade

FOX diz não à violência no namoro com lenços para ex-namorados

A carregar player...

Lenços para ex-namorados violentos foi a forma da Fox alertar para o problema da violência no namoro.

Mais de metade dos jovens foi vítima de violência no namoro e um número ainda maior acha essa realidade ‘normal’. Não é. E a Fox quer ajudar a mudar essa visão do problema e a dizer adeus aos ex-namorados com lenços especiais. No mesmo mês em que, pelo mundo se celebra o amor, o canal arranca com a campanha São Valentim que nos Perdoe.

“A violência do namoro tornou-se demasiado gritante para nos mantermos calados”, justifica Catarina Barradas, diretora de marketing da Fox Portugal, ao Dinheiro Vivo.

A dimensão do problema é expressiva. “Os estudos mais recentes sobre este tipo de violência, mostram uma realidade impensável: 58% dos jovens já foram vítimas de violência no namoro e 67% considera isso normal. É claro que nada disto é normal e perante a crueza destes números, tivemos de agir. Por isso, tomámos a decisão de lançar esta iniciativa que tem como objetivo chamar a atenção para esta forma de violência que atinge os mais jovens, e mostrar que nada disto é normal”, diz a responsável de marketing.

Há 15 anos no mercado nacional, com dois dos canais de séries mais vistos, a Fox tem vindo ao longo desse período lançado várias ações de comunicação com temas sociais, como o bullying ou a redefinição do significado da palavra Mulher. Agora é a vez da violência no namoro: um tema a que recorreram a um método de comunicação do passado para passar a mensagem: lenços bordados.

 

58% dos jovens já foram vítimas de violência no namoro e 67% considera isso normal”

 

“Tínhamos como ponto de partida o mês de fevereiro, tipicamente associado ao mês do amor e dos namorados. Sabíamos que esta iniciativa fazia sentido ser lançada neste mês, não porque sejamos contra o amor ou o romance, antes pelo contrário, queremos é que sejam verdadeiros. Por isso, enquanto marca tínhamos a responsabilidade de alertar para estes factos. Ao pegar na nossa tradição dos lenços dos namorados, e nos seus bordados que eram, na verdade, cartas de amor, desconstruímos essa ideia e criámos os “lenços dos ex-namorados”. Lenços bordados à mão, com frases e ilustrações únicas, inéditas e exclusivas, que alertam para o tema da violência no namoro, numa linguagem muito próxima das gerações mais novas, mas que não deixam de fazer sentido para as gerações anteriores”, descreve a responsável de marketing.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

A ilustradora Clara Não participou numa dessas frases: “Ele/Ela foi violento/a comigo, mas eu mereci. Não, não mereceste!”, sendo as restantes desenvolvidas pela equipa interna da Fox Creative. A ilustrações são da autoria da Susana António e do Angelo Campota, designers e fundadores do projeto a “Avó veio trabalhar”, que bordou todos os lenços.

Os lenços vão estar em exposição na Fnac do Colombo, local que esta quarta-feira, 5 de fevereiro, às 18h30 vai receber um debate com a participação de Diogo Faro, criador do movimento #nãoénormal; do psicólogo clínico Eduardo Sá, de Daniel Cotrim da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima); da ilustradora Clara Não e da apresentadora Inês Lopes Gonçalves.

A ação é acompanhada por uma campanha em televisão nos canais Fox e no digital.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Outros conteúdos GMG
Hoje
Fotografia: Artur Machado/Global Imagens

Excesso de cabrito e leitão não faz baixar o preço na Páscoa

Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos. TIAGO PETINGA/LUSA

Bancos dizem que condições das linhas de crédito foram definidas pelo Governo

Fotografia: Regis Duvignau/Reuters

Quase 32 mil empresas recorrem ao lay-off. 552 mil trabalhadores em casa

FOX diz não à violência no namoro com lenços para ex-namorados