publicidade

Frederico Roberto sabe. 5 anúncios de Natal TOP. Um é português

Frederico Roberto
Frederico Roberto

De Londres chegam as escolhas do criativo no mundo Frederico Roberto. Há um anúncio português nas escolhas do diretor criativo da VML

Há uma lista de requisitos que os anúncios (sobretudo os de Natal) têm de preencher, acredita Frederico Roberto. O criativo no mundo, diretor criativo da VML de Londres, revela a sua lista de anúncios que não deve passar ao lado nesta época festival. Um deles, o que colou um sorriso na cara do criativo, é português.

Veja aqui a seleção do criativo no mundo Frederico Roberto:

“Os norte-americanos com o Super Bowl, os europeus com o Natal (como se o Natal não se comemorasse nos EUA…). Quero eu com isto dizer que no SuperBowl, os anunciantes têm a liberdade de veicular qualquer mensagem para qualquer produto para qualquer fim. Com o Natal a história é um pouco diferente. As narrativas devem ser sobre o Natal (ou os valores que representa) e, idealmente, um produto ou serviço que é relevante para a quadra.

Ora, campanhas de Natal já se fazem há muitos anos e, especialmente de uns 6 a 7 anos a esta parte, com a fórmula chorona da John Lewis, a coisa está começar a ficar repetitiva. A começar pela própria John Lewis que depois do fracasso criativo do ano passado com o Boxter, the Dog, este ano repete o falhanço com Moz, the Monster. Comercialmente, aposto que a coisa até seja um sucesso – e afinal de contas, é para isso que aqui estamos – com tanto merchandising, produtos, subprodutos, ativações, etc, mas o brand love começa a dispersar-se. Após a acusação de terem plagiado, em conteúdo e forma, um livro infantil dos anos 70, a cadeia britânica começa a ver a coroa natalícia a escapar-se-lhe da cabeça.

Para mim, e até ver, estes foram os melhores do ano por cumprirem cinco coisas em um:

– Comunicam valores do Natal;

– Comunicam produto ou marca;

– Execução perfeita;

– Apresentam valores globais contemporâneo como igualdade de géneros;

– Todos se revêm nestas histórias de uma forma ou doutra.

 

Anúncio: A Magical Holiday

Anunciante: H&M

Agência: Forsman & Bodenfors

Um belíssimo filme que toca em quase todos os pontos supracitados. Uma narrativa simples – uma história para adormecer – com uma execução brilhante. De realçar: temos produto, estereótipos deitados por terra (a mãe-poderosa e o pai-fada sāo geniais), tudo empacotado com efeitos Natalícios. 5 estrelas.

Anúncio: XMas 2017

Anunciante: Sky Cinema

Agência: WCRS

Para mim, o spot que mais propriedade tem sobre o Natal. A relevância do próprio produto é a condutora da narrativa. Um guião simples – até básico – mas que toca a cada um de nós quase da mesma forma. Soberbo.

Anúncio: Sway

Anunciante: Apple

Agência: TBWA/Media Arts Lab

Para mim, o mais mágico. Natal por tudo quanto é canto, uma música bonitinha do Sam Smith com potencial para virar clássico da quadra, referência cultural atual com a dancinha LaLaLand e a mostrar produto q.b.

Anúncio: Heathrow Bears Christmas

Anunciante: Heathrow Airport

Agência: Havas Londres

 

Este foi o anúncio deste ano para mim. O que não é fácil. Visto que se tratam de ursos de peluche. Mas, o bonito destas coisas da animação é que temos a liberdade de fazer o que queremos com a história. Não é à toa que 50% dos spots no Reino Unido são em animação.

Anúncio: You Shall Find you Fairytale Christmas

Anunciante: Debenhams

Agência: JWT Londres

Por fim, o spot da loja Debenhams, apesar de não ser fantástico, é o que traz tudo num único pacote. Não vai ficar na memória mas é eficaz. Porque para o ano há mais.

Especialmente nota para a campanha portuguesa para o Licor Beirão (O Escritório). Ainda me estou a rir com estas pequenas histórias familiares. Brilhante.

 

Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
Mário Centeno, ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo. Fotografia: EPA/STEPHANIE LECOCQ

Peso da despesa com funcionários volta a cair para mínimos em 2020

26/10/2019 ( Nuno Pinto Fernandes/ Global Imagens )

Conselho de Ministros aprovou Orçamento do Estado

Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República portuguesa. Foto: REUTERS/Benoit Tessier

OE2020: PR avisa que é preciso “ir mais longe” em matérias como a saúde

Outros conteúdos GMG
Frederico Roberto sabe. 5 anúncios de Natal TOP. Um é português