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Nestlé lidera ranking das marcas com melhor reputação em Portugal

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Setor tecnológico é o que tem melhor reputação em Portugal, logo seguido do setor do Consumo, Alimentação e Bebidas, segundo o ranking do Reputation Institute.

A Nestlé, RFM e Rádio Comercial ocupam os primeiros três lugares do RepTrak® 2019, ranking das marcas com melhor reputação em Portugal, revelado esta quarta-feira pelo Reputation Institute.

No Top 10 constam ainda marcas como Sony, Delta, Microsoft, Luso, Lidl, Porto Editora e BMW, todas com uma reputação superior a 80 pontos, o que quer dizer que têm uma reputação excelente. O Top 10 é dividido em partes iguais por marcas nacionais e marcas internacionais, o que compara com a maioria de marcas estrangeiras dos Tops dos outros países.

Ranking dos setores de atividade

O setor tecnológico é o que goza de melhor reputação em Portugal, logo seguido do setor de Consumo, Alimentação e Bebidas. Já os setores das Telecomunicações, Financeiro e de Transportes apresentam com os indicadores mais baixos do ranking. O setor de Informação e Média destaca-se pela positiva na realidade nacional, de acordo com o Reputation Institute.

A Microsoft lidera no setor Tecnológico, a Renova no setor de Grande Consumo, a Nestlé no setor de Alimentação e Bebidas, a BMW no setor Automóvel e o Lidl no setor de Retalho Alimentar. A RFM conquista o primeiro lugar no setor de Informação e Media, o Automóvel Clube de Portugal no setor de Serviços, a SIEMENS no setor de Indústria, a TAP nas transportadoras aéreas e a Repsol no setor de Energia e a Vodafone lidera o ranking no setor das Telecomunicações.

Ranking por dimensões de reputação

Analisando os resultados do estudo por cada uma das dimensões da reputação, verificamos que a Nestlé domina em matéria de produtos, a Google em Inovação e Liderança, a Delta em Governance, a Microsoft em Workplace e Performance e a RFM em Cidadania.

A Nestlé lidera também na ligação emocional, com 84 pontos, um indicador calculado pela ponderação de valores como sentimento, estima, admiração e confiança. Por sua vez, a Delta lidera em Responsabilidade Social Corporativa (CSR).

No estudo fica também demonstrado que as dimensões de “Produtos e Serviços”, “Governance” e “Cidadania” são as que mais contribuem para a boa reputação das marcas no país. Também a Responsabilidade Social Corporativa em muito peso na avaliação das marcas, representando 42,5% desse processo.

Fernando Prado, Senior Vice-President e Head of Latin América & Ibéria do Reputation Institute, sublinha que “os portugueses são particularmente sensíveis aos temas relacionados com a Responsabilidade Social Corporativa, em particular com a integridade (Governance), a segunda dimensão mais valorizada em Portugal, logo seguida dos Produtos e Serviços . Em setores como o da Energia, Indústria e Serviços, a integridade chega até a ser mais importante que a oferta de produtos e serviços.

O ranking das empresas com melhor reputação em Portugal é definido anualmente por um inquérito online, realizado durante dois meses pelo Reputation Institute, junto de mais de 10.000 indivíduos. O estudo é realizado em 50 países e analisa mais de 20 indústrias e 7.600 empresas de todo o mundo.

A apresentação do RepTrak® decorreu no âmbito do Reputation Day Portugal 2019, que se realizou esta manhã, no auditório da EDP, por iniciativa da Lift Consulting e do Reputation Institute. Na conferência foram também apresentadas as macrotendências em matéria de reputação corporativa e um debate sobre o papel do CEO na reputação da empresa.

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