marcas

Há mais marcas portuguesas entre as mais relevantes

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

O estudo Meaningful Brands revela que os consumidores estão dispostos a pagar mais 10% por uma marca relevante

Há mais marcas portuguesas no ranking das Meaningful Brands: A Compal é a marca nacional mais bem posicionada, mas a Delta foi a que registou a maior subida face ao último estudo realizado em 2017, tendo a marca de café subido da 26ª posição para o quarto lugar. O Top 30 das Meaningful Brands tem 9 marcas nacionais, há dois anos eram apenas 8.

Metade das marcas do Top 30 global está presente no Top 30 português, do qual fazem parte 9 marcas nacionais. Face à edição anterior, 80% mantêm-se no top 30 nesta nova vaga, aumentando o número de marcas portuguesas de 8 para 9.

O ranking é liderado pelo Google, sendo o top 10 composto por YouTube, Olá, Colgate, Nivea, Compal, Mimosa, Nestlé, Mercedes-Benz e Danone.

Alimentação, Bens de Consumo e Internet & Media são os setores mais relevantes em Portugal (em 2017 eram Internet & Media, Transportes e Entretenimento). “O setor Financeiro e o de Seguros continuam a ser os menos relevantes, apesar de terem crescido ao nível do MB index, sendo este crescimento maior no caso do setor dos Seguros”, indica o estudo.

Ser relevante gera retorno

O estudo indica que ser uma marca relevante gera maior retorno em KPI (indicadores chave de retorno), mais 55 pontos percentuais (pp) em intenção de compra (vs 24 pp a nível global) e mais 60 pp em recomendação (vs 39 pp a nível global).

E os consumidores valorizam marcas honestas e com intervenção social. “88% dos consumidores considera que as marcas devem ser honestas nos compromissos e promessas que comunicam e 69% acredita que as empresas têm um papel mais importante do que os governos na criação de um futuro melhor (vs 55% a nível global)”, refere o estudo.

“Estas são algumas das principais conclusões dos resultados para Portugal do Meaningful 2019, um estudo global e de grande alcance criado pelo Grupo Havas, que engloba, a nível local, 106 marcas em 14 setores, com 11.800 inquiridos, e liga o desempenho das marcas à nossa qualidade de vida e bem-estar”, refere Fernanda Marantes, CEO Havas Media Group Portugal, citada em nota de imprensa.

Os resultados portugueses do Meaningful Brands 2019 relevam ainda, que “os consumidores estão dispostos a pagar até mais 10% por um produto ou serviço de uma marca que seja relevante, nomeadamente mais 61 pontos percentuais no KPI Premium Price – prova de que a relevância é fundamental para a conquista de melhores resultados.”

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.
Comentários
Outras Notícias que lhe podem interessar
Hoje
A ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho (D), e o secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita (E). Fotografia: MANUEL DE ALMEIDA/LUSA

Salário mínimo de 635 euros? Dos 617 dos patrões aos 690 euros da CGTP

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

concertação

Governo sobe, sem acordo, salário mínimo até 635 euros em 2020

Outros conteúdos GMG
Há mais marcas portuguesas entre as mais relevantes