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Há mais marcas portuguesas entre as mais relevantes

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O estudo Meaningful Brands revela que os consumidores estão dispostos a pagar mais 10% por uma marca relevante

Há mais marcas portuguesas no ranking das Meaningful Brands: A Compal é a marca nacional mais bem posicionada, mas a Delta foi a que registou a maior subida face ao último estudo realizado em 2017, tendo a marca de café subido da 26ª posição para o quarto lugar. O Top 30 das Meaningful Brands tem 9 marcas nacionais, há dois anos eram apenas 8.

Metade das marcas do Top 30 global está presente no Top 30 português, do qual fazem parte 9 marcas nacionais. Face à edição anterior, 80% mantêm-se no top 30 nesta nova vaga, aumentando o número de marcas portuguesas de 8 para 9.

O ranking é liderado pelo Google, sendo o top 10 composto por YouTube, Olá, Colgate, Nivea, Compal, Mimosa, Nestlé, Mercedes-Benz e Danone.

Alimentação, Bens de Consumo e Internet & Media são os setores mais relevantes em Portugal (em 2017 eram Internet & Media, Transportes e Entretenimento). “O setor Financeiro e o de Seguros continuam a ser os menos relevantes, apesar de terem crescido ao nível do MB index, sendo este crescimento maior no caso do setor dos Seguros”, indica o estudo.

Ser relevante gera retorno

O estudo indica que ser uma marca relevante gera maior retorno em KPI (indicadores chave de retorno), mais 55 pontos percentuais (pp) em intenção de compra (vs 24 pp a nível global) e mais 60 pp em recomendação (vs 39 pp a nível global).

E os consumidores valorizam marcas honestas e com intervenção social. “88% dos consumidores considera que as marcas devem ser honestas nos compromissos e promessas que comunicam e 69% acredita que as empresas têm um papel mais importante do que os governos na criação de um futuro melhor (vs 55% a nível global)”, refere o estudo.

“Estas são algumas das principais conclusões dos resultados para Portugal do Meaningful 2019, um estudo global e de grande alcance criado pelo Grupo Havas, que engloba, a nível local, 106 marcas em 14 setores, com 11.800 inquiridos, e liga o desempenho das marcas à nossa qualidade de vida e bem-estar”, refere Fernanda Marantes, CEO Havas Media Group Portugal, citada em nota de imprensa.

Os resultados portugueses do Meaningful Brands 2019 relevam ainda, que “os consumidores estão dispostos a pagar até mais 10% por um produto ou serviço de uma marca que seja relevante, nomeadamente mais 61 pontos percentuais no KPI Premium Price – prova de que a relevância é fundamental para a conquista de melhores resultados.”

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