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Heineken fala de política, do que nos divide e faz esquecer anúncio da Pepsi

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Heineken fala de política, do que nos divide e faz esquecer anúncio da Pepsi

World's Appart tem criatividade da Publicis de Londres. A experiência social no You Tube da marca já foi vista mais de 5,8 milhões.

Uma feminista e um antifeminista entram num bar… Parece o início de alguma história humorística, mas foi um dos casos usados pela Heineken para mostrar que o que nos divide, se calhar pode ser resolvido com uma conversa amigável. Mais de 5,8 milhões já viram World’s Appart no YouTube da marca.

No mundo pós-Brexit e pós-Donald Trump parece que estamos condenados à desunião, com as discussões a escalarem de forma agressiva. Mas terá de ser mesmo assim? Em World’s Appart a Heineken faz um discurso político e, de forma delicada, põe o dedo na ferida, de um modo que faltou à Pepsi com o anúncio com a modelo Kendal Jenner que tanta ira provocou nas redes sociais que levou a marca de refrigerantes a retirar a campanha do ar.

Beber Pepsi pode não curar os males de um país, mas a Heineken acha que uma boa conversa talvez ajude.

Com criatividade da Publicis de Londres, a campanha faz uma espécie de experiência social. O que aconteceria se colocássemos na mesma sala pessoas com visões de vida e posições políticas completamente opostas: como uma apaixonada defensora dos direitos das mulheres e um antifeminista? Ou um ambientalista e alguém que não acredita que o homem contribui para as alterações climáticas? Ou alguém que tem dificuldade em aceitar pessoas transgénero com alguém que vive essa realidade?

Leia ainda: Como evitar o que aconteceu à Pepsi com o anúncio com a Kendall Jenner

A Heineken juntou-os numa sala e colocou-lhes um desafio: montar uma estrutura em madeira. O realizador Toby Dye, da produtora RSA, filma esses encontros e a forma como se vai construindo a proximidade entre dois desconhecidos que não sabem nada um do outro, mas que, gradualmente, começam a conhecer um pouco um do outro.

Só depois de terminarem de montar a estrutura, que afinal é um bar, as duplas são confrontadas com os vídeos, onde relatam aquilo em que acreditam, filmados antes de se conhecerem. No fim perguntam: tomariam uma cerveja juntos? O que acontece talvez o surpreenda.

World’s Appart faz parte da campanha global da Heineken Open Your World. A marca de cerveja fez uma parceria com a The Human Libray, uma ONG que usa o diálogo como forma de combater os preconceitos, e lançou um chatbot no Facebook que liga desconhecidos que partilham a mesma visão, internamente a marca criou ainda sessões, a que chamou de Mix it Up, em que os colaboradores da marca no Reino Unido são convidados a passar tempo com outras pessoas da empresa que não conhecem.

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