- Comentar
Há quem olhe para 2020 com um ano para esquecer e há quem pense: o que tirei de ensinamentos. Esta foi a opção de Jorge Coelho, partner e diretor criativo da 5002, na escolha das campanhas que revelam o que melhor espelham os seus desejos para o ano que acabamos de entrar.
Leia e veja aqui na íntegra.
Subscrever newsletter
Subscreva a nossa newsletter e tenha as notícias no seu e-mail todos os dias
Uma perna em 2020, dois olhos em 2021
Será 2020 realmente um ano para esquecer? Muitos há, certamente, que o querem fazer e o mais rápido possível. Mas há temas e lições deste ano que podemos levar para 2021. Memórias que podem servir para nos motivar e inspirar a fazer melhor ou a lutar por melhor. Destaco cinco.
Em 2020 prometemos que íamos ser mais humanos. Olhar mais para e pelos outros. Ser mais saudáveis, ponderados, amigos do ambiente... Foi o ano em que esgotámos os clichés, como se pode ver neste projeto pessoal de dois criativos independentes. Por isso, 2021, traz boas perspetivas: será um ano para inovar, um ano cliché-free.
Anúncio: Hey. We"re a Brand
Criativos: Samantha Geloso & Ivan Whitted
2020 foi também o ano das reuniões nas plataformas digitais e, dizem-me que também, do guarda-roupa reduzido, principalmente da cintura para baixo. Um estilo que me fez lembrar este filme argentino da Del Campo Nazca. 2021 vai trazer-nos de volta as reuniões cara a cara e a retoma na indústria de calças e sapatos. Entre outras, espero.
Anúncio: Dads in briefs
Anunciante: BGH air conditioner
Agência: Del Campo Nazca Saatchi & Saatchi
Este foi o ano em que todos aprendemos a cozinhar. Que soltámos o chef em cada um de nós e fizemos pão, bolos, receitas com proteínas em cama de vegetais e muito, muito mais. Como se vê em mais um grande filme para a Lurpak. 2021 será, então, o ano das dietéticas e ginásios.
Anúncio: Where there are cooks, there is hope
Anunciante: Lurpak
Agência: Wieden & Kennedy Londres
O ano em que tudo mudou, até o Natal. Mais simples, mais resguardado, mais em família e menos consumista. A não ser, claro, que um milagre aconteça. Mas esta é a altura deles como se vê neste filme da Adam&EveDDB que nos traz à memória outros Natais, mais participados, e nos leva a pensar que 2021 pode ser de novo assim.
Anúncio: Mulberry Miracle
Anunciante: Mulberry
Agência: Adam&EveDDB
2020 foi, por último, o ano de todas as proibições. O ano do "não faças", "não saias", "não beijes",... e que melhor filme do que o Litany para o The Independent para nos lembrar como a irreverência e a criatividade são a melhor solução para superar problemas e progredir.
Um dos melhores anúncios de sempre que inclui também uma segunda mensagem: 2020 foi o ano das agências independentes. Muitas nasceram este ano, outras cresceram substancialmente. 2021 vai ser, pois, muito melhor, mais livre, mais positivo e independente. Espero e, até porque já ninguém aguenta o que 2020 nos trouxe.
Anúncio: Litany
Anunciante: The Independent
Agência: Bozell (agora Lowe)